Educação
07/08/2013 - 17h12

700 cursos on-line gratuitos nas melhores universidades do mundo


Se você quiser conhecer 700 cursos gratuitos na internet, desenvolvidos pelas melhores universidades do mundo, numa seleção realizada pelo site Universia, faça aqui uma experiência. Garanto que você vai descobrir um mundo de possibilidades jamais imaginadas.
 
Para aprofundar a experiência, clique aqui e veja as aulas, também abertas, de USP, Unicamp, PUC, Unesp e FGV.
 
Dou essas duas dicas para comentar caderno especial publicado pela Folha que mostra as deficiências dos professores do Brasil – certamente o nosso maior gargalo para sermos uma nação desenvolvida e civilizada.
 
Nada substitui o bom professor. Mas cada vez mais os alunos dispõem de extraordinários recursos para ganhar tempo e dinheiro.
 
A criatividade pode faltar em sala de aula, mas é abundante na invenção de materiais didáticos usando as novas tecnologias. Veja os vídeos, traduzidos para o português, do engenheiro Salman Khan, com ótimas aulas de química, física, biologia e matemática.
 
O extraordinário é que os programas informatizados conseguem acompanhar o ritmo de cada aluno e propor exercícios individualizados como se fossem um professor particular.
 
Como os jovens já nasceram na era da internet e se habituaram ao mundo do compartilhar, a escola pode funcionar a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
Aproveitando o assunto, o site Profissionais TI fez uma seleção do que avalia ser os 50 melhores cursos gratuitos na internet para a formação em Tecnologia da Informação. Confira aqui
 
 



Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por