Educação
17/11/2016 - 04h06

Programa Aprendizes Usiminas está com inscrições abertas


Interessados têm até o dia 25 de novembro para se candidatar. As vagas serão destinadas à Usina de Cubatão
 
Estão abertas as inscrições para o Programa Aprendizes Usiminas 2017. Os interessados em fazer o curso de Aprendizagem Industrial para Operador de Controle de Processos Siderúrgicos e Mecânico de Bancada (manutenção) têm até o dia 25 de novembro para se candidatar. As vagas serão destinadas à Usina de Cubatão.
 
O programa é uma parceria entre a Usiminas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de mão de obra capacitada para atuar na indústria, facilitando a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.
 
Serão 30 vagas para o cada curso. Os interessados nas vagas de Operador de Controle de Processos Siderúrgicos devem ter nascido entre 1° de novembro de 1998 a 1° de novembro de 1999 e estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio em 2017. Já quem optar pelo curso de Mecânico de Bancada, deve ter nascido entre 22 de dezembro de 1999 e 23 de janeiro de 20103 e cursar, no mínimo, o 1º ano do ensino médio em 2017. 
 
Segundo Tamara Vieira, gerente de Treinamento e Seleção da Usiminas, o programa Aprendizes – existente há 51 anos – foi totalmente reformulado para 2017. “O programa passou a ter uma parceria mais forte com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que é especializada em promover esta formação e  tem maior potencial para atrair os interessados. Dessa forma, vamos desenvolver potenciais candidatos para a região tornando-os atraentes para a Usiminas e para o mercado de trabalho local”, afirma.
 
De acordo com ela, o Programa Aprendizes vai muito além do cumprimento da legislação. O programa oferece para a comunidade local uma oportunidade de desenvolvimento nas áreas de atuação das empresas da região, mas principalmente é uma porta de entrada para a Usiminas. “Os estudantes que passam pelos cursos do programa têm a vantagem de conhecer melhor a cultura e organização do trabalho em uma grande indústria do aço. Assim esses profissionais estarão mais prontos para gerarem o resultados que precisamos”, disse.
 
Com 26 anos de empresa, o diretor de produção da Usina de Cubatão, Américo Ferreira Neto, começou na empresa como aprendiz. Aos 14 anos, ele iniciou o curso de mantenedor de equipamentos elétricos no Senai Santos. “Sem dúvida é uma escola de vida, seja ela técnica ou pessoal. Seria muito importante que todos os nossos profissionais pudessem ter essa experiência”.
 
Os cursos terão duração de um ano e serão ministrados no período da tarde, pelo SENAI Cubatão.
 
A previsão de início das aulas é para o primeiro semestre de 2017. Informações no site e pelo telefone 13. 3362-5900. O SENAI-Cubatão fica na Praça da Bíblia, nº 1, Centro.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por