Esportes
15/02/2017 - 07h01

Descida das Escadas de Santos movimenta comunidade local




A Descida das Escadas de Santos chega a sua 15ª edição no domingo (19), pelo segundo ano no Morro do Pacheco. Além de levar milhares de pessoas para ver de perto a habilidade e coragem dos pilotos, ter cobertura ao vivo da Rede Globo e transmissão para mais de 150 países, a tradicional prova de Dowhill movimenta toda a comunidade.
 
Mais de 2.000 pessoas vivem no local e o evento além de oferecer lazer e entretenimento, promove ação social. “Os moradores atuam no 'staff' como fiscais de pista, controle de acesso, segurança, hidratação e alimentação. De acordo com a função trabalham de três a 10 dias. São 130 pessoas, cerca de 60% da mão obra”. Explica Marcelo Coelho, organizador do evento.
 
Presidente da ONG Amigos do Pacheco, William Amâncio da Silva, comenta sobre os benefícios. “Foram feitas obras de infraestrutura no trajeto e ramificações. Os comerciantes aumentam muito o faturamento nesta semana. A população tem orgulho de receber a competição, com a transmissão da televisão tornou o Pacheco ainda mais conhecido”.
 
Segundo a organização, no ano passado cerca de 10 mil pessoas acompanharam a prova. Sendo parte pelo trajeto e a grande maioria na descida das escadarias, onde são montadas arquibancadas. No local ficam quatro barracas onde são vendidos churrasco, sorvete, açaí, lanches e água de coco.
 
Desafio
 
Participam da corrida cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades. Entre os favoritos estão os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida, o equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba.
 
O circuito é bastante estreito e íngreme, exige técnica apurada dos atletas. Ao todo são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares.
 
Os patrocinadores são: Gelog, Integralmédica, Porto de Santos, Riachuelo, Rexona, Lorenzetti, Prodesp, SABESP, Ecovias, Yamaha, Óleos Menu, Busca Vida com apoio do Instituto Amigos do Pacheco, Prefeitura Municipal de Santos, Ministério do Esporte, Ministério dos Transportes, Governo do Estado de São Paulo. A idealização e organização é da CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike.
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por