Saúde
04/04/2017 - 10h44

Avanços no atendimento aos autistas são destacados em evento


Avanços no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Santos foram destacados, nesta segunda-feira (3), no Paço Municipal, em ato alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo (comemorado em 2 de abril), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que integra o calendário oficial da Cidade.
 
Entre os avanços, destaque para o credenciamento da Seção de Reabilitação e Fisioterapia da Zona Noroeste (Serfis) pelo Ministério da Saúde como Centro de Especialização em Reabilitação II (CER II), o que permitirá atender autistas encaminhados pelas escolas e serviços de saúde.
 
No equipamento, serão realizados diagnóstico funcional e reabilitação por meio de equipe multiprofissional (psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiro), visando promover maior independência e desenvolvimento integral. Também está em fase de implementação o projeto clínica-escola, o qual é discutido entre representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação e do Grupo Acolhe Autismo Santos.
 
“Estamos aprimorando todas as formas de prestar atendimento, o que é essencial para quem tanto precisa”, destacou o secretário de Saúde, Fábio Ferraz. O Município possui 335 alunos com TEA matriculados na rede de ensino e atende mais de 100 crianças e adolescentes nas três unidades do Centro de Valorização da Criança (CVC), com avaliações, grupos de estimulação multidisciplinar, atendimento psicoterápico individual e em grupo, entre outras atividades.
 
De acordo com a presidente do Grupo Acolhe Autismo, Ana Lúcia Felix, o Dia de Conscientização é marcado pela luta de mais de 70 milhões de pais, em todo o mundo, na luta contra os desafios e preconceitos que os pacientes de TEA enfrentam. “É uma data de alerta, para saber que existem os autistas e saber os ouvir”. No evento também foi apresentado o videoclipe da música 'Só Você', composta por Rosângela Lopez, que é mãe de uma criança autista (Arthur).
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por