Esportes
19/04/2017 - 06h19

Esportes náuticos atraem alunos em busca de uma vida saudável


Cada vez mais pessoas reconhecem a importância das atividades físicas para garantir uma vida mais saudável. A Prefeitura oferece várias opções para a prática e um exemplo disso é o Setor Náutico, que possui 386 vagas em aulas de de canoagem e stand up.
 
O que não faltam são motivos para começar. Cuidado com a saúde, contato com a natureza e socialização, por exemplo. E, com o cenário e o mar tranquilo da Ponta da Praia, fica ainda melhor.
 
Segundo Nilson Silva, técnico desportivo de atividades náuticas da Secretaria de Esportes, a prática ajuda no fortalecimento da musculatura com ênfase nos membros superiores, trazendo melhora na densidade óssea. Também diminui a pressão arterial e o índice glicêmico no organismo, o que beneficia quem tem hipertensão e diabetes.
 
São 10 alunos por turma sempre acompanhados por três professores. No início, aprendem os fundamentos básicos, segurança no mar e regras náuticas. Conforme a evolução, o percurso realizado vai aumentando.
 
“Muitas pessoas não querem fazer atividade numa academia ou em lugar fechado, preferem o contato com a natureza e nossa Cidade tem o ambiente propício e um potencial enorme para modalidades náuticas”, explica Nilson.
 
A dentista Cláudia Lima, 49 anos, moradora da Ponta da Praia, faz as aulas há oito meses. “Sempre tive interesse em esportes náuticos. Estou gostando muito, é saudável e pretendo continuar. Indico para as amigas e hoje não vivo sem. Quando chove e não tem aula, sinto falta”.
 
Férias
 
Nos meses de janeiro e fevereiro, foram promovidas aulas abertas com a participação de 600 pessoas. Muitos tiveram a primeira experiência na canoagem e stand up e o interesse foi tão grande, que boa parte acabou fazendo inscrição no curso regular.
 
Um deles foi Yukio Miazaki, engenheiro, 60 anos, morador do Gonzaga. “Achei ótima a ideia da Prefeitura de apoiar a prática dos esportes náuticos. Aproveitar essa praia maravilhosa, fazer as aulas e sem precisar pagar. Não me estresso, socializo, faço exercício físico com ótimos professores e novas amizades”.
 
As aulas despertam o interesse tanto do público feminino quanto masculino. Os números mostram um grande equilíbrio. São 52% de homens e 48% de mulheres. Nas faixas etárias são 49% entre 40 e 59 anos, 29% acima de 60 anos e 22% abaixo de 40 anos.
 
Serviço
 
O Setor Náutico fica em frente ao Aquário, na Ponta da Praia. Os cursos têm duração de três meses e as vagas remanescentes serão abertas na segunda quinzena de junho (informadas no Diário Oficial). As inscrições são feitas na secretaria do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças. Informações: 3261-1980.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por