Meio Ambiente
07/06/2017 - 10h37

Codesp comemora Mês do Ambiente Sustentável


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) preparou para junho, quando ocorre o Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação comemorativa denominada Mês do Ambiente Sustentável. A programação foi iniciada com evento no final da tarde desta segunda-feira (05.06), com cerca de 200 colaboradores da companhia, reunidos na Praça Central da Presidência. A seguir, no auditório da Presidência, ocorreu solenidade de abertura, reunindo autoridades, dirigentes de terminais, entidades de classe e representantes da imprensa local.
 
O presidente da Codesp, José Alex Oliva, acompanhado pela diretoria executiva, abriu o ato na Praça da Presidência agradecendo a presença de todos e destacando que a expressão “meio ambiente” é mais restrita à natureza, enquanto “ambiente sustentável” traz mais a noção da incorporação do “bicho-homem” no processo de sustentabilidade.
 
“Somos parte desse ambiente que se transformará no que fizermos a ele. Sustentabilidade não é apenas ambiental, mas algo mais abrangente que envolve seres humanos” frisou Oliva, lembrando que, para vivermos de forma prazerosa e respeitosa, fortalecendo nossa vida como ser humano, é imprescindível o valor da sustentabilidade.
 
O evento prestou ainda homenagem ao funcionário da Codesp, Orlando Pequeno Victal, funcionário da Docas por 43 anos, falecido em fevereiro deste ano. Pequeno, como era conhecido entre os colegas, tinha grande apego à natureza e plantou, há anos, no canteiro em frente ao seu local de trabalho, mudas de abacateiro e ameixeira, hoje árvores frondosas.
 
Neide Marly Santos Victal e Raquel Santos Victal, respectivamente, esposa e filha de Pequeno participaram da homenagem. Em frente ao abacateiro, Neide e Raquel descerraram placa alusiva ao plantio das espécies pelo saudoso Pequeno.
 
A solenidade de abertura do Mês do Ambiente Sustentável teve também o plantio de mudas no jardim da praça. Enquanto o presidente e os diretores plantavam um pé de ipê amarelo, espécie eleita hoje como árvore símbolo da cidade de Santos, trinta colaboradores fizeram o plantio de ixora, um arbusto florido, muito adaptável a áreas de clima quente.
 
A abertura da programação reuniu ainda, no auditório da Presidência, autoridades e representantes de terminais e entidades de classe. O presidente da Codesp recepcionou a todos, enfatizando o aspecto privilegiado do Porto de Santos, situado no meio da Floresta Atlântica e na foz de seis rios da Baixada Santista. “Como principal porto do Brasil, temos o dever de ofício de criar dentro de nossa atividade a percepção da sustentabilidade”, disse Oliva.
 
A recente obtenção da Licença de Operação concedida em abril pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e  dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi destacada pelo presidente. Oliva afirmou que, a partir de agora, a Autoridade Portuária irá capitanear uma ação em conjunto com os arrendatários, integrando todos num trabalho único, atuando de forma racional e eliminando o retrabalho para o cumprimento das mais diversas ações previstas no licenciamento.
 
O ato foi encerrado com a exibição, em première, do novo vídeo institucional do Porto de Santos. Durante este mês, uma extensa programação, abordando diversos aspectos sobre o tema da sustentabilidade será dedicada aos colaboradores da Codesp. Palestras, vídeos e apresentações serão exibidos, de 06 a 29 de junho, no Centro de Treinamento da Codesp.


FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por