Cidades
07/06/2017 - 10h43

Santos registra balanço positivo entre fechamento e abertura de empresas




De janeiro a maio deste ano, a Cidade registrou um número de abertura de empresas (1.508) 116% superior ao de fechamentos (696). No mesmo período do ano passado, a diferença havia ficado em 111%. Os novos empreendimentos representaram um aumento de 2,5% na quantidade de firmas com sede em Santos, que hoje somam 32.047. Os dados são da Secretaria de Finanças (Sefin).
 
O setor de preparação de documentos (digitação de textos, despacho de correspondência etc.) foi o que mais criou empresas este ano (66), seguido dos serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure (51) e dos serviços combinados de escritório (planejamento financeiro e contabilidade etc., com 48).
 
Dos 1.508 novos negócios, 83% (1.245) são de baixo risco e tiveram o processo de abertura realizado por meio da Sala do Empreendedor, em tempo médio inferior a quatro dias (3,93). Os microempreendedores individuais representaram 55% dos alvarás concedidos pelo equipamento municipal.
 
Financiamento
 
Outro órgão que serve de apoio a novos empreendimentos, o Banco do Povo Paulista, parceria da Prefeitura com o governo do Estado, concedeu 44 empréstimos este ano, que totalizaram R$ 244.764,97.
 
Opção
 
Para o secretário-adjunto de Finanças, Fernando Chagas, a atual conjuntura da economia nacional tem estimulado iniciativas pessoais. “O trabalhador descobriu novas opções de geração de renda e uma delas é atuar por conta própria, abrindo uma microempresa ou se tornando um microempreendedor individual”. Ele também ressalta o papel da Sala do Empreendedor neste processo. “É importante a agilidade na expedição da licença pela Prefeitura para o rápido início de funcionamento da atividade econômica”.
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por