Cidades
02/08/2017 - 06h35

Prédios de Santos ajudam a contar capítulos da história do país




A importância histórica de Santos para o Brasil se reflete nas edificações da cidade.
 
Acompanhando os ciclos econômicos, a arquitetura do município testemunhou todo o processo de desenvolvimento do país.
 
Seu centro foi desenhado pela economia do café. Já a região à beira-mar ganhou uma identidade mais moderna após a implantação de fábricas automobilísticas no ABC paulista, que fica no meio do caminho entre o centro da capital e o litoral sul.
 
"Aliado à inauguração da rodovia Anchieta, o carro assumiu um papel importante para quem morava na capital paulista e queria fazer apenas um bate e volta na praia", afirma José Carriço, urbanista e professor da Universidade Católica de Santos.
 
"É a partir daí que a classe média começa a subir e descer a serra com mais frequência, tornando-se parte da vida de Santos também", acrescenta Carriço.
 
Basta um dia flanando pelas ruas da cidade litorânea para ter uma aula de história.
 
Conheça cinco lugares que valem a pena ser visitados –desde construções do estilo colonial, passando por influências renascentistas e chegando até a aparência modernista.
 
PRÉDIOS TORTOS NA ORLA
 
Característicos da verticalização de Santos a partir dos anos 1940, os prédios tortos próximos à praia se tornaram uma atração para quem visita a cidade. A explicação está na fundação dos edifícios, que, antigamente, era feita com estacas devido ao conhecimento restrito sobre a geologia da área, segundo José Carriço, urbanista e professor da Universidade Católica de Santos.
 
O solo mais "mole" da cidade, formado por camadas de areia e argila, também contribuiu para o fenômeno. As construções são fiscalizadas e algumas já passaram por reparos
 
Endereço extensão da avenida Bartolomeu Gusmão
 
EDIFÍCIO PARQUE VERDE MAR
 
Datado da década de 1950, o edifício se caracteriza pela aparência modernista, com curvas pronunciadas e cores fortes. O arquiteto e construtor Artacho Jurado projetou o prédio tendo como alvo a classe média paulista que, com a ascensão da indústria automobilística, passou a ir de carro para o litoral com mais frequência. O condomínio, que tem vista para o mar, foi um dos primeiros em Santos a possuir opções de lazer como piscina e playground. Jurado também construiu na cidade o edifício Enseada
 
Endereço avenida Vicente de Carvalho, 6
 
BOLSA OFICIAL DO CAFÉ
 
O edifício foi construído em 1922 pela Cia. Construtora de Santos, maior empreiteira do Brasil na época, e tornou-se uma das edificações mais importantes da Primeira República. A obra tinha como objetivo simbolizar a supremacia do café na economia de Santos. Sua fachada chama a atenção pelas curvas e ornamentos. O interior possui um vitral no teto, projetado pelo pintor e desenhista Benedito Calixto. Também abriga o Museu do Café. Em 2009, o prédio foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
 
Endereço rua XV de Novembro, 95
Horário ter. a sáb., das 9h às 17h; dom. das 10h às 17h
Ingresso R$ 10, gratuito aos sábados
 
CADEIA VELHA
 
Por sua importância cultural, a edificação foi tombada pelos órgãos de preservação municipal (Condepasa), estadual (Condephaat) e federal (Iphan). Antes de ser o presídio da cidade por mais de um século, o lugar, construído no século 19, foi sede da Câmara de Santos. Durante seu funcionamento como cadeia, abrigou, em 1931, a artista e militante política Patrícia Galvão, a Pagu. Uma das celas ainda está intacta e aberta para visitação. A Cadeia Velha vai ser sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e hoje oferece projetos e oficinas culturais
 
Endereço praça dos Andradas, s/nº
 
IGREJA DO CARMO, MOSTEIRO DE SÃO BENTO E SANTUÁRIO DO VALONGO
 
As três edificações remetem ao período colonial. A igreja da Ordem Terceira do Carmo (foto), tombada pelo Iphan, é um conjunto de duas igrejas de séculos diferentes. O Mosteiro de São Bento abriga o Museu de Arte Sacra da cidade e é uma das raras edificações em estilo barroco em Santos. Já o Santuário Santo Antônio do Valongo une simplicidade do lado de fora e o rococó do lado de dentro
 
Endereços rua Doutor Egídio Martins, 182; rua Santa Cecília, 795, e largo Marquês de Monte Alegre, 13, respectivamente
Horário o Museu de Arte Sacra abre de ter. a dom., das 10h às 17h
Entrada R$ 5 (museu)
 
 
Rafaela Carvalho
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por