Cultura e Entretenimento
09/08/2017 - 05h57

Vida longa ao rock'n'roll!




Chamar o Rock and Roll de velho soa como heresia. Entretanto, dizer que é novidade já é forçar demais a barra. Afinal, o grande impulso divulgador desse gênero musical ocorreu em abril de 1954, com o lançamento de Rock Around The Clock, por Bill Halley & His Comets.
 
Nesses 63 anos, o Rock acompanhou e embalou importantes transformações culturais, sociais e comportamentais. Da juventude transviada da década de 50, passando pelos movimentos hippies de Paz e Amor dos anos 60/70, das lutas pelas igualdades de direitos e tantas outras das décadas que se seguiram, os roqueiros sempre tiveram presença marcante e posições definidas. Jamais pecaram por omissão.
 
Para quem, como eu, que nasceu junto com o rock'n'roll, que viu discos de rock sendo destruídos frente às câmaras de televisão e queimados em praça pública, que riu das previsões de que “esse tipo de música não resiste ao tempo” e outras asneiras do tipo, impossível disfarçar a alegria de ver que muitas mudanças são irreversíveis.
 
Como, por exemplo, ver um bisavô em plena atividade profissional, fazendo turnês e lançando música nova no dia do seu aniversário. Falo de Sir Michael Philip 'Mick' Jagger (oito filhos, cinco netos e uma bisneta), que no dia 26 de julho, quando completava 74 anos de idade, lançou o vídeo clip da música 'Gotta Get A Grip', do qual participam DJ’s de vários países, incluindo o brasileiro Alok.
 
Bem no estilo rock'n'roll, Mick Jagger também contrariou todas as previsões de que morreria cedo. E continua na estrada com The Rolling Stones, a maior banda de rock de todos os tempos, ao lado de Keith Richards, igualmente diversas vezes 'morto' pelos falastrões.
 
E falar de Rock sem falar de blues é como beber água sem saber que há uma nascente. Dessa maneira, também cabe aqui a homenagem ao decano George 'Buddy' Guy (inspiração para Jimi Hendrix e para os próprios Stones), que no dia 30 de julho completou 81 anos de idade. Em plena atividade. Vida longa ao rock'n'roll e a seus guardiões.


Marco Damy, jornalista e músico
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por