Mundo
14/08/2017 - 15h27

Farc querem fundar clube profissional de futebol na Colômbia


Objetivo dos ex-guerrilheiros é começar na segunda divisão e nas competições femininas

 
Os ex-guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em processo de formar um partido político após um histórico acordo de paz, querem também fundar um clube de futebol. O objetivo, segundo fontes que revelaram a história, é participar da liga profissional da Colômbia. O processo, no entanto, será um desafio para o antigo grupo armado.
 
— Recebemos há cerca de dez duas um comunicado oficial das Farc, querendo falar com o futebol colombiano sobre a sua participação no campeonato profissional — disse Jorge Perdomo, presidente da Dimayor, entidade responsável por administrar e regulamentar os torneios de futebol profissional na Colômbia.
 
Segundo Perdomo, a solicitação da guerrilha foi ingressar na segunda divisão das competições masculinas e também no futebol feminino. Ele diz, no entanto, que não será fácil para a guerrilha concluir o objetivo. Para isso, deverá contar com a aprovação de outras entidades relacionadas ao assunto, pagar uma taxa de inscrição e cumprir ainda outros requisitos.
 
— São necessários mais ou menos 10 milhões de dólares e não temos isso. Sempre fomos sonhadores, mas sabemos que é complicado — reconheceu Pastor Alape, um dos dirigentes das Farc, em entrevista coletiva em Bogotá.
 
O único estádio atualmente disponível, onde os ex-guerrilheiros poderiam ser anfitriões, fica na região de Caquetá, zona de selvas com influência das Farc, segundo Alape.
 
No ano passado, as Farc e o governo colombiano firmaram um histórico acordo de paz para pôr fim a meio século de conflitos. A guerra deixou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e cerca de sete milhões de deslocados. Atualmente, os ex-guerrilheiros já entregaram as armas e passm por processos de ressocialização.
 
 
Agência France-Presse
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por