Cidades
25/08/2017 - 05h51

Santos é a melhor para idoso viver - e exemplo para outras cidades




O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, que apontou Santos como a melhor cidade com mais de 100 mil habitantes para o idoso viver, é um dos destaques do 11º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista.
 
O evento acontecerá de 30 de agosto a 1º de setembro, no Ipê Parque Hotel, que fica entre Cedral e Rio Preto.
 
O diretor-executivo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Henrique Noya, falará sobre a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas em 498 municípios, envolvendo a faixas etárias de 60 a 75 anos e acima dos 75. Os pesquisadores usaram mais de 60 indicadores para formação do ranking nacional e Santos lidera nos dois grupos devido aos serviços públicos em saúde, educação, assistência social, esportes, Cidadania, Cultura, Transporte, Habitação e o Fundo Social. A pesquisa avaliou sete campos: cultura e engajamento, finanças, bem-estar, cuidados de saúde, habitação, indicadores gerais, educação e trabalho. Nos dois primeiros quesitos, o Município fica em primeiro lugar e mantém boa avaliação nos demais.
 
Cultura e Engajamento
 
A quantidade de salas de cinema, assinaturas de TV a cabo e a parcela da população com mais de 65 anos (cerca de 20% da população) contribuíram para Santos liderar o ranking nacional nesse quesito. O Município tem 22 salas comerciais e três salas públicas de cinema: o Posto 4 Cine Arte (praia do Gonzaga), o Cine ZN (Centro Cultural da Zona Noroeste) e o Museu da Imagem e do Som (Miss, Vila Mathias). E ficou em quarto lugar, em todo o País, no acesso à internet fixa.
 
Finanças
 
Na avaliação sobre as finanças, entre os quesitos analisados, Santos teve melhor desempenho no PIB elevado (17º do País). Ficou na liderança nacional no índice de envelhecimento e em quarto lugar na quantidade de agências bancárias.
 
Bem-estar
 
O destaque foi para a liderança nacional no número de idosos inscritos em planos de saúde. Em contrapartida, é positivo o fato de a Cidade estar em 108º lugar no número de suicídios e em 104º na frequência de diversos tipos de violência contra idosos.
 
Cuidados de saúde
 
Nesse quesito, o campeão foi o número de hospitais com afiliação a escolas médicas. Santos ficou em terceiro lugar na quantidade de equipamentos para diagnóstico.
 
Habitação
 
O fato de aproximadamente 20% da população (cerca de 80 mil pessoas) ser de idosos, colocou Santos na liderança nacional. Outro destaque (segundo lugar no País) é a quantidade de instituições de longa permanência para o segmento no Município.
 
Serviços
 
SAÚDE
 
Ambulatórios de Especialidades – Serviço da Secretaria de Saúde, que oferece atendimento para pacientes idosos encaminhados pelas unidades básicas e de saúde da família. Zona Noroeste - Rua Luiz Gomes Cruz s/nº, Castelo, telefone 3203-2907. Zona Leste - Av. Conselheiro Nébias, 199, Vila Nova, telefone 3226-9900.
 
Atendimento Domiciliar – Serviço destinado a pacientes acamados ou com diferentes níveis de complexidade. Trabalho feito por equipe multidisciplinar, mediante encaminhamento de unidade de saúde.
 
Movimente-se com a música e a dança – Atividades de promoção à saúde através da dança e da música em 14 das 32 policlínicas. Estimula a mobilidade, coordenação motora, segurança no domínio do corpo, movimentos respiratórios e circulação sanguínea.
 
Atividades físicas nas unidades de atenção básica de saúde – realizadas em grupos das pessoas cadastradas no programa Hiperdia – Hipertensão e diabetes. Oferecidas em toda a rede básica de saúde.
 
Terapia comunitária – Rodas de conversa entre pessoas da comunidade e profissionais da saúde.
 
ESPORTES
 
Complexo Recreativo e Esportivo Rebouças – Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia: Alongamento, hidroginástica, ginástica da terceira idade, Projeto Ande, caminhada monitorada, natação, canoa havaiana, ioga, tênis e vôlei para a terceira idade. Centro Recreativo M. Nascimento Jr. – Rua João Fraccaroli s/nº Santa Maria: alongamento, hidroginástica, ginástica da terceira idade, caminhada monitorada, natação, ioga, vôlei para a terceira idade.
 
Centro Esportivo da Zona Noroeste – Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo: alongamento, hidroginástica, ginástica da terceira idade, caminhada monitorada, natação e vôlei para a terceira idade. Parque Roberto Mário Santini – Av. Pres. Wilson s/nº, José Menino: alongamento, ginástica da terceira idade, caminhada monitorada, tai chi chuan.
 
Arena Santos – Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias: alongamento, ginástica da terceira idade, ioga, vôlei para a terceira idade, tênis de mesa, tai chi chuan, pilates com aparelhos, pilates de solo e musculação. Centro Cultural da Zona Noroeste – Av. Afonso Schmidt s/nº: alongamento, ginástica da terceira idade, vôlei para a terceira idade, tai chi chuan, dança alternativa, zumba e dança flamenca.
 
Setor Náutico – Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, em frente ao Aquário: caiaque, stand up paddle, canoagem. Quadra Milton Ruiz – Rua Santo Eduardo s/nº, Morro São Bento: alongamento, ginástica da terceira idade, vôlei para a terceira idade. Quadra Adalberto Mariani – Av. Pedro Lessa, 2.880, Embaré: ginástica para a terceira idade.
 
Associação Beneficente Osvaldo de Rosis – Praça 1º de Maio s/nº, Ponta da Praia: alongamento, hidroginástica, ginástica da terceira idade, caminhada monitorada, natação, ioga.
 
Canoa Brasil – Rua Afonso Celso de Paula Lima, 16, Ponta da Praia: aula de canoa havaiana.
 
Ginásio da Terceira Idade – Praça das Palmeiras s/nº, Caruara: alongamento, ginástica da terceira idade, caminhada monitorada. Academias ao ar livre, Ginástica na Praia (Postos de Salvamento).
 
CIDADANIA
 
Espaço do Idoso e Coordenadoria de Políticas da Pessoa Idosa – Rua Alfaia Rodrigues, 260, Aparecida. Oferece 33 oficinas de segunda a sexta-feira e tem mil pessoas cadastradas.
 
Praça do Idoso – localizada na Encruzilhada (atrás da Gota de Leite) com equipamentos para o exercício de idosos. Atividade realizada com supervisão profissional.
 
FUNDO SOCIAL
 
Conta com 122 voluntárias, de 53 a 82 anos que atuam nas atividades promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – Secretaria de Assistência Social possui sete Cras, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive idosos.
 
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Secretaria de Assistência Social possui dois Creas, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive idosos, que sofreram algum tipo de violência.
 
Centro de Convivência da Zona Noroeste – Rua Gilberto Franco Silva, 317. Serviço oferece diversas oficinas que servem para promover a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
 
Centro de Convivência Vida Nova – Avenida Francisco Glicério, 647. Serviço oferece diversas oficinas que servem para promover a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
 
Centro de Convivência Isabel Garcia – Rua Barão de Paranapiacaba, 14. Serviço oferece diversas oficinas que servem para promover a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
 
Casa Dia Mãezinha Joana – Rua Evaristo da Veiga, 207. Atende 28 idosos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que fazem atividades interna e externa, cinco refeições e retornam para suas famílias no final da tarde.
 
Repúblicas de Idoso – Serviço de habitação compartilhada que abriga 29 idosos entre as repúblicas Renascer, Vitória e Bem Viver. Cada idoso contribui com R$ 150,00 para a manutenção do imóvel.
 
Vovô Sabe Tudo – Serviço de valorização do idoso, que durante um ano atua em equipamentos públicos, como uma espécie de guia em igrejas e locais turísticos. Atende turistas, estudantes e a população em geral.
 
CULTURA
 
MISS - Museu da Imagem e do Som de Santos: Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Cine Arte - Posto 4, Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Gonzaga. Cine ZN - Sala Toninho Dantas, Av. Afonso Schmidt s/nº, Estradão.
 
TRANSPORTE
 
Emissão de Carteirinha de Idoso (a partir de 65 anos) – Gratuidade no transporte público municipal e desconto de 50% nas passagens dos ônibus seletivos. Emissão de credencial para vagas de estacionamento (a partir de 60 anos). Ambos no guichê da CET no Poupatempo: Rua João Pessoa, 246 a 266.
 
HABITAÇÃO
 
Cohab Santista – Obedece a Lei Complementar 791, de 14 de janeiro de 2013, que reserva 5% das unidades habitacionais populares edificadas nos empreendimentos habitacionais de interesse social de Santos para idosos. Preferencialmente as localizadas em andares térreos e, na falta destas, as localizadas no primeiro pavimento. IPTU – A Prefeitura concede desconto de 50% no IPTU para aposentados ou pensionistas com renda familiar de até seis salários mínimos, que possuam apenas um imóvel e residam nele. O pedido tem que ser feito no início de cada ano, no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246), das 9h às 14h. O interessado deve levar os comprovantes de rendimento mensal, última declaração do Imposto de Renda (incluindo o protocolo de entrega), título de propriedade do imóvel, declaração de residência junto com a conta de luz ou telefone, RG e carnê de IPTU do ano anterior quitado. Pensionistas devem acrescentar a certidão de óbito e o inventário.
 
CIDADE AMIGA DO IDOSO
 
Santos, Cidade amiga do idoso – A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado concedeu esse selo em virtude de o Município atender às exigências do programa, criado em 2012 pelo Decreto 58.047. A Cidade promoveu a cobertura vacinal da população idosa, oferece curso de formação de cuidadores de idosos, além de ter criado o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso.
 
Outra ação promovida diz respeito à mobilidade urbana, ao garantir acessibilidade por rampa em toda a frota (299 veículos) de ônibus municipais, além de vans adaptadas para quem reside nos morros, três ônibus seletivos com sistema de rebaixamento para facilitar embarque e desembarque, e um táxi especializado no transporte de idosos e de cadeirantes.

 
 
 
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por