Saúde
25/10/2017 - 06h19

Cetesb em alerta para a possível presença de microalgas produtoras de toxina no litoral




A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) traz um alerta para o litoral paulista. Por meio de nota, nesta segunda-feira (23), a empresa informou que pode haver pela região o aparecimento de microalgas que produzem uma toxina.
 
Prontamente, a Cetesb enviou um comunicado de alerta à Secretaria da Saúde e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, encaminhado aos técnicos integrantes do Grupo de Trabalho formado recentemente para elaborar um Plano de Contingência para enfrentar florações de algas no litoral de São Paulo.
 
A espécie pode ser encontrada nos moluscos cultivados no litoral catarinense, no entanto, essas toxinas, quando acumuladas em organismo marinhos, como mariscos, ostras e mexilhões, podem causar intoxicação nos seres humanos.
 
Para isso, todas as agências da Cetesb no litoral e a direção da APA Marinha do Litoral Sul, também foram alertadas para ficarem atentas ao possível surgimento de floração de algas, ou para reclamações da população que possam estar relacionadas a esta ocorrência.
 
Como ações preventivas serão realizadas coletas de água do mar em alguns locais do Litoral Sul para análises em laboratório visando à detecção da microalga do gênero Alexandrium identificada em Santa Catarina, que é produtora de neurotoxinas causadoras do PSP, em inglês Paralytic Shellfish Poisoning.
 
Sintomas produzidos pelo PSP
 
O PSP é causado por toxinas do grupo saxitoxina, que podem ocasionar sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de sensibilidade nas extremidades do corpo e, em casos mais graves, paralisia generalizada e óbito por falência respiratória.
 
Esses sintomas podem aparecer imediatamente após o consumo de moluscos contaminados. No entanto, a presença dessas microalgas na água do mar, não representa risco aos banhistas.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por