Mulher
31/10/2017 - 09h09

Com serviços voltados a mulheres, ação conscientiza sobre o câncer de mama


Mulheres puderam tirar dúvidas a respeito da forma correta de fazer o autoexame das mamas no último domingo (29), na praça do Aquário, na Ponta da Praia. Uma tenda foi armada pela Prefeitura na parte de trás da entrada do parque.
 
Vinte estudantes da Unimonte, dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Medicina Veterinária participaram do atendimento. A iniciativa teve apoio da Coordenadoria de Políticas para a Mulher, ligada à Secretaria de Relações Institucionais e de Cidadania (Seric) e fez parte da programação do Outubro Rosa.
 
Os universitários de Enfermagem aferiram a pressão arterial e ensinaram a forma correta do autoexame para toda a mama ser observada. Um sutiã gigante com uma mama sadia e outra com nódulo ajudou a mostrar as diferenças.
 
Segundo o coordenador de Biomedicina da Unimonte, Cristofer André Caous, “os nódulos nem sempre são visíveis”.
 
Os alunos de Biomedicina que participam da atividade estenderam um varal com várias fotografias de mamas. O pessoal de Veterinária ensinou a apalpar gatas e cadelas para identificar câncer de mama nos animais. Já os alunos de estética cortaram e doaram cabelo. Houve, ainda, maquiagem e massagem rápida.
 
Mulheres
 
Marisa Laskosky, 57 anos, aposentada, todo ano faz os exames preventivos e aprovou a iniciativa. “É importante sempre falar sobre câncer de mama para conscientizar as mulheres”.
 
Leda Pires de Camargo, 62, aposentada, também aprovou a campanha e classificou como “fantástico” incluir a consulta para animais. “Minha cachorra tem oito meses e as maminhas são durinhas. Eles fizeram o toque e agora vou no veterinário fazer um exame mais detalhado”.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por