Cidades
11/12/2017 - 04h50

São Vicente é a primeira cidade a ter faixa de pedestre 3D na região


As faixas estão pintadas no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto
 
Seguindo uma ideia que repercutiu nas redes sociais, São Vicente implantou as primeiras faixas de pedestres com efeito 3D da Baixada Santista. O objetivo é criar uma ilusão de ótica para fazer os motoristas tirarem o pé do acelerador e diminuírem a velocidade.
 
As faixas estão pintadas no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto, no Gonzaguinha, e têm despertado a curiosidade quem passa por ali.
 
Esse tipo de sinalização, implantado em outras cidades do País, ganhou as redes sociais nos últimos meses.
 
O secretário de Trânsito e Transportes de São Vicente, Alexandre Almeida, admite que a Prefeitura gostou da ideia pelas redes sociais. “Nosso prefeito viu e gostou”, conta. “A ideia é que os motoristas diminuam a velocidade achando que tem uma elevação”.
 
O local escolhido para implantação das primeiras faixas é uma área onde há, segundo o secretário, muita circulação de pessoas com deficiência.
 
Outras vias
 
Se o projeto der certo lá, a Prefeitura vai levar as faixas 3D para outras vias. “Vamos avaliar se realmente as pessoas têm a sensação de obstáculo e dão uma reduzida na velocidade”, diz o secretário.
 
As faixas foram pintadas em 1º de dezembro pelo grafiteiro Nilson Ferreira Júnior, o Nill, que se ofereceu para fazer o serviço. Os testes irão ocorrer por 30 dias.
 
Caso as faixas passem a ser adotadas em outras ruas, Alexandre pontua que o desenho da pintura será incorporado aos modelos das equipes de sinalização. “Vamos fazer com a nossa própria mão de obra”.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por