Economia
27/12/2017 - 02h34

Cota única do IPTU vence em janeiro


Segundo economistas, vale a pena pagar o imposto à vista
 
Todo começo de ano é época de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem quiser aproveitar o desconto da cota única precisa ficar atento à data de vencimento. Ela é diferente em cada uma das cidades da Baixada Santista.
 
Os moradores de Santos precisam se apressar porque o imposto já vence entre os dias 3 e 23 de janeiro, dependendo do imóvel. O reajuste é de 3% em relação a 2017 e o desconto para pagamento em cota única é de 4%, um dos menores da região.
 
Os vicentinos também precisam correr. A Prefeitura de São Vicente programou o vencimento para dia 5 de janeiro. O reajuste será de 1,63% para 90% dos 113 mil carnês. O restante terá aumento de até 15%. O motivo é a atualização da planta genérica do Município. Em todos os casos, o desconto é de 5% para pagamento em cota única.
 
A Prefeitura de Itanhaém também dará 5% de desconto para quem pagar o IPTU de uma vez, com vencimento em 10 de janeiro. Este ano, os 120 mil boletos chegam com 1,65% de aumento. 
 
Em Peruíbe, a data de vencimento também é 10 de janeiro e vale o desconto de 5% para quem fizer o pagamento à vista. Os 69 mil carnês terão aumento de 3,04% em relação ao ano anterior.
 
Os moradores de Cubatão só colocarão a mão no bolso em 25 de janeiro. Os 27,5 mil boletos chegarão com reajuste de 1,83%. O desconto para pagamento à vista também é de 5%.
 
Já os contribuintes de Praia Grande serão os últimos a efetuar o pagamento do tributo. Os 212 mil carnês só vencem em 30 de janeiro. O reajuste será de 2,46% e o desconto para pagamento à vista, de 5%.
 
Ainda não
 
Guarujá ainda não definiu a data de vencimento. O que se sabe é que os carnês chegarão com aumento de 5,15% em relação a este ano. O projeto que prevê o reajuste, o segundo maior da região, é do prefeito Válter Suman (PMDB) e foi aprovado pela Câmara Municipal. O desconto para o pagamento em cota única é o menor entre os municípios, apenas 3,5%.
 
A Prefeitura de Bertioga também não informou sobre a data de vencimento, nem de quanto será o aumento.
 
Em Mongaguá, já se sabe que o reajuste é de 2,7% e que o desconto para o pagamento em cota única é de 5%, mas a Prefeitura ainda não divulgou a data de vencimento.
 
Opinião dos economistas
 
Na opinião do economista e professor da Universidade Católica de Santos (UniSantos) José Pascoal Vaz, a maior parte dos descontos é atraente. “Quem tiver o dinheiro deve pagar à vista, porque o desconto de 5% corresponde a uma aplicação com juros de 0,95% ao mês”, explica o especialista. A caderneta de poupança, por exemplo, rende 0,5% ao mês, em média.
 
A também economista Karla Simionato concorda. “Considerando que tais descontos são superiores à inflação oficial (2,5% de janeiro a novembro), a cota única vale a pena. Sem contar que o contribuinte já se livra da dívida”, diz ela.
 
Só vale um alerta para quem tiver que zerar suas aplicações para fazer os pagamentos à vista. Neste caso, é preciso ter cuidado, porque pode surgir um imprevisto e a pessoa ter de fazer um empréstimo, alertam os especialistas.


G1 Santos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por