Meio Ambiente
05/01/2018 - 06h23

Iniciada obra do projeto piloto da Ponta da Praia


Iniciada obra do projeto piloto da Ponta da Praia Nem a chuva impediu o início da obra do projeto piloto da Ponta da Praia. Nesta quarta-feira (3), cerca de 30 metros da mureta, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, foram demolidos.
 
Em seguida, as pedras usadas para proteger a estrutura urbana naquele trecho foram afastadas para o lado. Uma parte da barreira submersa que será construída com o objetivo de minimizar a erosão e os danos causados pelas ressacas, começará naquele trecho e seguirá mar adentro por 275 metros.
 
A outra estrutura, formando um “L”, ficará paralela ao muro, em direção ao Canal 6, com 240 metros de extensão.  As barreiras serão formadas por bags de tecido geotêxtil preenchidos com 7 mil metros cúbicos de areia. O material é retirado do Canal 2 e levado para a Ponta da Praia. Até agora mais de 4.300 metros cúbicos já foram depositados no local. 
 
A instalação dos bags e o enchimento devem começar na próxima semana. A previsão é que a obra leve cerca de 40 dias para ser concluída. A definição do período de intervenção está baseada em estudos que apontam os meses de dezembro e janeiro com o menor risco de ressacas.
 
O recurso para a execução do projeto piloto foi liberado pelo Ministério Público Estadual e é resultado de multa ambiental por acidente ocorrido no Porto de Santos. A obra custará R$ 2,9 milhões.
 
De acordo com o engenheiro Ernesto Tabuchi, que coordena o Grupo Técnico de Trabalho da Prefeitura criado para tratar dos estudos relativos à erosão costeira na orla das praias, "por se tratar de modelo físico montado em tamanho real e no local, além de reduzir a energia das ondas, o projeto piloto também vai servir como estudo e vai gerar informações que indicarão intervenções definitivas para conter o processo erosivo”.
 
ÁREA ISOLADA
 
Para a execução do projeto piloto, a faixa de areia entre o Canal 6 e o Aquário foi isolada.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por