Saúde
17/01/2018 - 06h21

Santos retoma vacinação contra febre amarela nesta quarta - campanha é antecipada


A vacinação contra a febre amarela será retomada nesta quarta-feira (17) nas quatro policlínicas que já vinham atendendo a população: Vila Mathias, Ponta da Praia, Aparecida e Centro de Saúde Martins Fontes.
 
Nesta terça-feira (16), o Município recebeu 3,5 mil doses do Estado, que permitirão aos postos voltarem a oferecer a vacina, já que o estoque anterior havia se esgotado.
 
Essas vacinas, porém, são voltadas apenas às pessoas que irão viajar para regiões onde a doença está circulando. Para quem não sairá da Baixada Santista, a recomendação é aguardar a campanha de vacinação, que foi antecipada pelo governo do Estado: iniciará no próximo dia 29 de janeiro e não mais em 3 de fevereiro. Houve mudança também na data do término da campanha, passando de 24 para 17 de fevereiro.
 
Quem precisa do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para entrar em algum país deve procurar o Centro de Orientação ao Viajante (COV) que funciona na Policlínica da Aparecida, com documentação que comprove a viagem. “É importante se imunizar com, no mínimo, 10 dias de antecedência para que o organismo inicie a produção de anticorpos no início da viagem. Quem já tomou a vacina contra a febre amarela em algum momento da vida não precisa se imunizar novamente”, reforça Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.
 
No período pré-campanha, as doses estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira, na Policlínica da Aparecida (Avenida Pedro Lessa, 1.728), das 11h às 15h; Policlínica da Ponta da Praia (Praça 1º de Maio s/nº), das 16h às 19h; Centro de Saúde Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), das 9h às 13h; e Policlínica da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), das 9h às 13h. 
 
Saiba mais sobre a Campanha de Vacinação
 
Dias D - 3 e 17 de fevereiro (sábados), das 8h às 17h.
 
Demais dias da campanha – 29 de janeiro a 16 de fevereiro de segunda a sexta, das 9h às 16h.
 
A vacina oferecida será fracionada, de forma que a pessoa deverá tomar um reforço depois de 8 anos. Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a dose padrão será ofertada apenas para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina, grávidas residentes em áreas de risco e portadores de doenças crônicas.
 
Portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou com doenças de sangue e de doença falciforme, bem como os maiores de 60 anos devem consultar o seu médico e levar uma recomendação por escrito à policlínica para ser vacinado. Não podem tomar a vacina mulheres que estejam amamentando crianças de até 6 meses de idade, pacientes imunodeprimidos e nem alérgicos a gelatina e a ovo.
 
Confira os endereços:
 
Orla
 
Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
 
Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607
 
Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
 
Gonzaga - Rua Assis Correia, 17
 
José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201
 
Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº
 
Centro/Área Continental
 
Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada
 
Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284, Encruzilhada
 
Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
 
Caruara - Rua Andrade Soares s/nº
 
Martins Fontes- Rua Luiza Macuco, 40
 
Zona Noroeste
 
Alemoa e Chico de Paula - Praça Guilherme Délius s/nº , Alemoa
 
Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº
 
Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
 
São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº
 
São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge
 
Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184
 
Morros
 
Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
 
Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº
 
São Bento - Rua das Pedras s/nº
 
Valongo - Rua Profª. Maria Neusa Cunha s/nº , Saboó
 
Morro do José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por