Turismo
23/01/2018 - 04h47

Colunistas sugerem 28 destinos para aproveitar os feriadões de 2018


O ano de 2018 terá dez feriados prolongáveis -já contando com o Carnaval, que será no dia 13 de fevereiro. Para ajudar quem quer viajar durante as folgas, mas ainda não tem planos, os colunistas da Folha Eduardo Sodré, Jairo Marques, Josimar Melo, Mariliz Pereira Jorge e Zeca Camargo e a crítica Luiza Fecarotta dão sugestões de destinos para cada data.
 
A maioria dos roteiros fica no Brasil, mas há indicações de lugares na América do Sul, entre eles Santiago, no Chile, Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina -afinal, quatro dias são suficientes para dar uma esticada até os países vizinhos.
 
CARNAVAL - 13 de fevereiro
 
LA PAZ, BOLÍVIA
"No que diz respeito à alegria, é quase impossível competir com a nossa festa. Mas em matéria de cores... o Carnaval boliviano é quase páreo para o nosso. Quase!"
 
ZECA CAMARGO
 
SÃO LUIZ DO PARAITINGA
"Para quem ama a folia dessa época, a cidade do interior paulista tem marchinhas carnavalescas de antigamente em pleno centro histórico, uma beleza"
 
LUIZA FECAROTTA
 
BELO HORIZONTE (MG)
"Um passeio pela capital mineira é tanto uma oportunidade de curtir e brincar em um dos cerca de 480 blocos de rua quanto é uma chance de comer um 'mexidão' (e outras dezenas de pratos 'maraviwonderfuls' no Mercado Municipal)"
 
JAIRO MARQUES
 
*
 
PÁSCOA - 1º de abril
 
OURO PRETO (MG)
"Com boa estrutura para turistas e grande movimento em todos os feriados, a cidade histórica tem atrações como o Museu das Reduções de Amarantina, a 20 km do centro. Vale passar também por Itabirito e conhecer a Mercearia Paraopeba"
 
EDUARDO SODRÉ
 
POMERODE (SC)
"Ano passado tive a sorte de visitar a "capital" da Páscoa brasileira, em Pomerode. Todo mundo tem que ver isso uma vez na vida -e ser muito bem recebido pelos catarinenses"
 
ZECA CAMARGO
 
POÇOS DE CALDAS (MG)
"A cidade tem uma praça, no centro, com coreto, bandinha, dança, criança e a melhor pipoca do mundo, feita com bacon e sabe-se lá o que mais. Também há cachoeiras e restaurantes escondidos em chácaras"
 
JAIRO MARQUES
 
*
 
DIA DO TRABALHO - 1º de maio
 
BOITUVA, SALTO E ITU (SP)
"Chegou a hora de fazer turismo nas alturas. Essas cidades são celeiro de atividades no céu, como paraquedismo e balonismo. Além disso, desbravar o interior reserva surpresas: de restaurantes a praças e espaços arborizados"
 
JAIRO MARQUES
 
ITAIPAVA (RJ)
"Acolhe os que buscam descanso. Restaurantes se espalham pela avenida principal e em endereços mais escondidos, mas de fácil acesso. Bom ponto de partida para conhecer a região serrana"
 
EDUARDO SODRÉ
 
ALTER DO CHÃO (PA)
"Para esquecer mesmo do trabalho, o melhor antídoto é essa paisagem linda no Pará. A receita mais zen para fugir da rotina"
 
ZECA CAMARGO
 
*
 
CORPUS CHRISTI - 31 de maio
 
SANTIAGO (CHILE)
"A neve já deve ter dado as caras e a chance de um passeio inesquecível pela Cordilheira dos Andes é grande. A capital chilena é charmosa, cosmopolita, organizada, cheia de atrações e abre possibilidades de uma viagem bem diferente. Reserve pesos chilenos para comer muito bem e espaço nas malas para trazer ótimos e baratos vinhos"
 
JAIRO MARQUES
 
MONTEVIDÉU (URUGUAI)
"Feriados prolongado ideal para viagem ao exterior, mas aqui por perto. Ir a Montevidéu, por exemplo. O destino proporciona passeios agradáveis num clima mais ameno"
 
JOSIMAR MELO
 
*
 
INDEPENDÊNCIA - 7 de setembro
 
JOÃO PESSOA (PB)
"Em qualquer época do ano, é possível tomar um banho de mar bem agradável e quentinho na capital paraibana. A cidade tem boa infraestrutura, excelentes patinhas de caranguejo e pouca muvuca praiana"
 
JAIRO MARQUES
 
FLEXEIRAS (CE)
"Entre tantas opções nesse pedaço de litoral maravilhoso, essa é uma praia que proporciona o conforto, mas não o tumulto de uma 'descoberta secreta'. Ainda -aproveite logo!"
 
ZECA CAMARGO
 
TIRADENTES (MG)
"Outra cidade histórica mineira, conta com casario bem preservado e pequenos museus que valem a visita. Bons restaurantes e festivais, de música a cinema, ao longo do ano movimentam a região"
 
EDUARDO SODRÉ
 
*
 
NOSSA SENHORA APARECIDA - 12 de outubro
 
CONGONHAS (MG)
"O visitante fica no clima de fé, mas longe das multidões. Ainda me emociono quando lembro da sala de ex-votos (objetos oferecidos em pagamento de promessa) da igreja de lá. E ainda tem Aleijadinho..."
 
ZECA CAMARGO
 
PRAIA DE MARESIAS (SP)
 
"O calorão já começa a dar as caras, mas a competição por um trecho de areia branquinha ainda não vai estar acirrada no litoral norte paulista. Maresias tem um visual encantador e um mar convidativo. A praia tem a fama de atrair baladeiros, mas há pousadas com clima tranquilo para descansar e curtir o sol"
 
JAIRO MARQUES
 
TIBAU DO SUL (RN)
"Abriga a Praia da Pipa e suas falésias. Há boa estrutura de hotéis e fartura de restaurantes"
 
EDUARDO SODRÉ
 
*
 
FINADOS - 2 de novembro
 
RECIFE (PE)
"Com a chegada do calor, pode ser o momento de visitar o litoral do Nordeste antes do alto verão: Recife tem praias próximas ainda tranquilas"
 
JOSIMAR MELO
 
ARACAJU (SE)
"É jogo rápido: o turista chega, descansa, aproveita a orla mais bonita do nosso Nordeste... e logo já faz planos para voltar àquela paisagem"
 
ZECA CAMARGO
 
VISCONDE DE MAUÁ (RJ)
"Fica na divisa entre São Paulo, Rio e Minas, no alto da serra da Mantiqueira. Tem cachoeiras, piscinas com águas cristalinas, trilhas, ótimas pousadas e restaurantes. No inverno, fica mais difícil aproveitar a natureza. Gosto mais ainda na primavera"
 
MARILIZ PEREIRA JORGE
 
*
 
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 15 de novembro
 
BUENOS AIRES, ARGENTINA
"Vale ficar em Puerto Madero para conhecer uma outra área da capital argentina, mais nova. O bairro foi revitalizado na década de 1990, recebendo bares e lojas mais sofisticados. De lá é possível seguir a pé, com destino à calle Florida, e partir para passeios pelos principais pontos turísticos da cidade"
 
EDUARDO SODRÉ
 
BURARAMA (ES)
"Abrace a natureza, num destino cheio de verde e cachoeiras e com uma tranquilidade que faz o visitante aproveitar ainda mais a paisagem"
 
ZECA CAMARGO
 
CÂNION DO XINGÓ (SE)
"É o quinto maior cânion navegável mundo, tem uma paisagem deslumbrante e a cor da água é esmeralda"
 
MARILIZ PEREIRA JORGE
 
*
 
NATAL - 25 de dezembro
 
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP)
"Vizinha a Campos do Jordão, é menos badalada e ideal para quem busca sossego, mas quer estar próximo de uma cidade mais movimentada. Pousadas com boa culinária são destaque"
 
EDUARDO SODRÉ
 
BRAGANÇA (PA)
"A cidade abriga uma festa linda e diferente, com o espírito do Natal, a Marujada. O turista vai se emocionar com as procissões. E comer a melhor farinha do Pará"
 
ZECA CAMARGO
 
ESLOVÊNIA
"Para brincar de Natal, e ao mesmo tempo fugir do estresse da data, pode ser a hora de ver neve. Ou na Eslovênia, cujas lindas paisagens começam a se cobrir de branco, ou em Nova York, como é tradição"
 
JOSIMAR MELO
 
*
 
ANO-NOVO - 1º de janeiro
 
SANTOS (SP)
"A queima de fogos de artifício já dura quase o mesmo tempo que a de Copacabana e é tão bonita quanto. A cidade tem um calçadão amplo e bem cuidado, além de bons restaurantes e opções de passeio pelo porto, pela Vila Belmiro e pelo Aquário Municipal"
 
JAIRO MARQUES
 
ST. BARTS
"Banhada pelo mar do Caribe, essa minúscula ilha, com pouco mais de 20 quilômetros quadrados, tem praias desertas e mar límpido, mergulhos sedutores e boa cozinha. É caro, mas vale cada centavo"
 
LUIZA FECAROTTA
 
ROCHA, URUGUAI
"Nosso vizinho já está agitado nesta época, mas as praias da cidade são mais tranquilas. Ótima opção para entrar zen em 2019"

ZECA CAMARGO
 
 
Folhapress 
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por