Esportes
05/03/2018 - 08h13

Gabriel Giovannini é o novo rei da Descida das Escadas de Santos




Mesmo cruzando a linha de chegada com um pneu da sua bike estourado, o brasileiro Gabriel Giovannini foi o campeão da 16ª Descida das Escadas de Santos, disputada neste domingo (4) no Morro do Pacheco. A tradicional prova de downhill urbano teve cobertura ao vivo pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, com transmissão para mais de 150 países.
 
“Hoje estou realizando um sonho, vinha lutando por essa vitória há muito tempo. Tive um pequeno erro no início. Cheguei a pensar que não teria tempo de recuperar, precisei pedalar bem forte. Ainda bem que o pneu estourou apenas no último salto, não interferiu no meu tempo. Mas quando cruzei a linha não tinha certeza da vitória”, disse Giovannini, o novo rei da prova.
 
Entre as mulheres, Bruna Ulrich não deu a menor chance para as adversárias. “Nunca tinha vencido aqui, mas há cinco anos não vinha correr. É uma prova muito desafiadora, quem vê pela TV não tem dimensão do que é, muita loucura. É quase outro esporte dentro do downhill, não estamos acostumados”, explicou a hexacampeã brasileira.
 
O circuito de 600 metros de extensão com 514 degraus, cheio de obstáculos, tem desnível de 143 metros, equivalente a um prédio de 45 andares. A Descida das Escadas de Santos é uma idealização da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), sendo a Prefeitura de Santos correalizadora do evento por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).
 
O evento tem patrocínio da Decolar.com, Bradesco, Motorola, Shimano, Riachuelo, Lorenzetti, Ecovias, Yamaha e Marata, Gelog e Porto de Santos, com apoio do Instituto Amigos do Pacheco, Ministério do Esporte e Governo do Estado de São Paulo. Assista aqui o vídeo da prova.
 
Prova envolve comunidade do Morro do Pacheco
 
Além de oferecer lazer e entretenimento, a prova promove ação social e geração de renda. Mais de 100 moradores do Morro do Pacheco e entorno trabalharam na sua organização em atividades como publicidade de marcas, fiscalização de pista, segurança e recepção. O projeto Sou Consciente coleta resíduos sólidos recicláveis em prol do Instituto Amigos do Pacheco, organização não governamental (ONG) criada pelo evento em conjunto com a comunidade do bairro.
 
Jacilene Santos, 45 anos, trabalhou na separação de material. “Essa prova é muito boa, todos ficam mais alegres o morro mais bonito. Muitas pessoas, assim como eu, têm oportunidade de ganhar um dinheiro extra. O legal é que estamos fazendo um trabalho muito importante, eu mesma em casa tenho o hábito de reciclar”.  Na prova do ano passado, foram recolhidos mais de meia tonelada de material.
 
Turismo - Assim como familiares e as equipes de apoio dos pilotos, muitas pessoas vêm de outras cidades somente para assistir a prova. Entre elas está a analista de turismo Paloma Brone, 32 anos, de Guarulhos, que estava acompanhada do seu marido. “Chegamos direto para ver a prova. Gostamos muito, é um grande evento e bem organizado. Agora na parte da tarde vamos aproveitar para pela orla da praia e almoçar frutos do mar. Trabalho com turismo e Santos é a referência quando se fala em litoral Sul”. 
 
Classificação Masculino
 
1º Gabriel Giovannini - 56s435
 
2º Lucas Borba - 57s302
 
3º Bruno Silva - 58s041
 
Feminino
 
1º Bruna Ulrich - 1min15s659
 
2º Patrícia Loreiro - 1min32s256
 
3º Amanda Santos - 1min35s813
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por