Cidades
03/04/2018 - 07h51

Nova Lei de Uso e Ocupação do Solo quer diminuir desigualdades urbanas


Diminuir as desigualdades urbanas por meio de quatro estratégias: desenvolvimento econômico, mobilidade, adensamento sustentável e renovação e qualificação urbana. Dessa forma podem ser resumidos os objetivos específicos previstos na minuta de projeto para a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei Complementar 730/2011).
 
Com os objetivos específicos a Administração Municipal quer mostrar de forma clara o que pretende para a Cidade, que é incentivar a produção de habitações de interesse social e de mercado popular, promover a renovação urbana em áreas centrais degradadas, fomentar a multiplicidade dos usos para potencializar a atividade econômica e a habitação, e favorecer deslocamentos mais curtos.
 
Segundo secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, a equipe de técnicos que desenvolveu a proposta estudou e diagnosticou cada pedaço da Cidade para entender o que era necessário mudar. “O projeto tem um olhar estratégico para superar questões associadas à moradia, preservação do patrimônio e relação porto-cidade e combater o esvaziamento da área central”, explica.
 
Além disso, o projeto também detalha instrumentos de política urbana inseridos no Plano Diretor, proposta que já está na Câmara, faz ajustes no zoneamento, e flexibiliza índices urbanísticos para adequar o potencial construtivo à limitação de altura de 45 metros imposta pelo Comando da Aeronáutica para novas edificações.
 
Audiências públicas
 
“Entre o final do ano passado e o começo deste, realizamos cinco oficinas de capacitação e quatro audiências públicas. Portanto, esta minuta já incorpora algumas contribuições da população. No momento estamos recebendo novas sugestões pelo site da Prefeitura e no começo do mês vamos realizar mais quatro audiências públicas para ouvir a população de cada região da Área Insular.
 
Calendário
 
2 de abril – 18h30
Morros
Salão da Igreja São João Batista
Praça Guadalajara s/nº, Morro Nova Cintra
 
3 de abril – 18h30
Zona Noroeste
Centro Esportivo da Zona Noroeste (Dale Coutinho)
Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo
 
4 de abril – 18h30
Zona Central
Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura
Rua Pedro II, 25, Centro
 
5 de abril – 18h30
Zona Leste
Sesc
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por