Ciência
12/04/2018 - 07h43

Chuva de meteoros intensa poderá ser vista no Brasil entre 16 e 25 de abril




Uma chuva de meteoros de grande intensidade poderá ser vista no Brasil entre os dias 16 e 25 de abril, mês em que o evento acontece anualmente.
 
A chuva de estrelas cadentes aparecerá por alguns instantes no céu, com pico próximo da estrela brilhante Vega, no horizonte norte, ainda antes de amanhecer. Segundo especialistas, a chuva de meteoros fica mais visível nas regiões norte e nordeste.
 
Os meteoros são pequenos corpos celestes que, ao se deslocarem no espaço, entram na atmosfera da Terra. Com isso, elas acabam se queimando de forma parcial ou total, devido não só ao atrito com a atmosfera da Terra, como também ao entrar em contato com oxigênio. O nome de estrela cadente se deve ao fato de que o movimento do corpo celeste deixa um rastro luminoso no céu. O fenômeno pode ser visualizado a olho nu, durando vários dias.
 
O pesquisador do Observatório Nacional, Fernando Roig, explica que a chuva de meteoros é vista pois a Terra atravessa a órbita de um cometa, onde há uma infinidade de fragmentos espalhados, se transformando em meteoros. "Cada chuva ocorre com periodicidade anual, e existem diversas chuvas ao longo do ano vinculadas às órbitas de diferentes cometas conhecidos", explica.
 
Também conhecido com Líridas, o fluxo de entrada das estrelas na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora, com a possibilidade de chegar a 100.
 
No entanto, não é preciso se preocupar, pois a chuva de meteoros não apresenta riscos à Terra e seus habitantes, pois os fragmentos são pequenos e acabam se esfarelando na atmosfera, antes mesmo de atingir o solo.
 
 
Canaltech
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por