Cultura e Entretenimento
24/05/2018 - 11h11

Quermesses começam nesta quinta-feira na Baixada Santista


Pelo menos seis cidades da região promoverão festas juninas. Primeira será aberta em Santos

 
Começa nesta quinta-feira (24) um dos períodos mais festivos da região: o das quermesses. Quem abre as atividades é a comunidade São João Batista, no Morro Nova Cintra, em Santos.
 
A festa, diária, contará com parque de diversões, apresentações de quadrilhas, danças típicas e espetáculos de artistas nacionais e regionais.
 
“A ideia é mesclar os espetáculos para atender todos os gostos”, destaca o padre Francisco Pelonha. A expectativa é de 5 mil pessoas por noite.
 
Embaré
 
Na Basílica de Santo Antônio do Embaré, a abertura da tradicional quermesse será na sexta-feira (25). O evento será realizado ao lado da igreja, nas casas 6 e 8 da Rua Padre Visconti, com quitutes preparados pelos voluntários da comunidade.
 
“Teremos caldo verde, canjica, pinhão, churrasco, pastel, doces e muitos sabores tradicionais juninos”, explica o frei Paulo Henrique Romero.
 
Entre o dia 31 deste mês e 12 de junho, a comunidade promove trezena em louvor a Santo Antônio.
 
Na quarta-feira, dia 13, a festa começa às 9 horas, com diversas missas pelo dia daquele que a tradição popular considera santo casamenteiro.
 
Valongo
 
No Santuário de Santo Antônio do Valongo, sua tradicional quermesse começa no dia 1º de junho e prossegue às sextas e aos sábados e domingos, com barracas de lanches e doces em frente à igreja.
 
No dia 10, as tradições juninas se unem à cultura lusitana, com o Dia de Portugal.
 
“É uma parceria do Santuário com o Consulado (Português). Participarão grupos folclóricos portugueses, rendeiras e quituteiros com comidas típicas, vinhos, queijos e bacalhau”, diz o frei João Pereira Lopes.
 
A trezena terá início em 1º de junho e prossegue até o dia 13 desse mês, às 18h30, seguida de missa.
 
Praia Grande
 
Todos os fins de semana de junho, o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, em Praia Grande, terá uma quermesse.
 
Na programação, comidas típicas, música ao vivo e outras atividades que prometem animar turistas e moradores.
 
Abaixo, é possível conferir os detalhes das festas programadas na região:
 
>> Santos
 
• Santo Antônio do Embaré: início na sexta-feira. De sexta a domingo, das 18 às 23h. O endereço é Rua Padre Visconti, casas 6 e 8.
 
• Santo Antônio do Valongo: início em 1º de junho. Acontece diariamente, a partir das 19h. O endereço é Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Valongo.
 
• São João Batista: início amanhã. Realizada todos os dias, a partir das 18h30. O endereço é Praça Guadalajara, s/nº, Morro Nova Cintra.
 
>> São Vicente
 
• Nossa Senhora das Graças: início no dia 2 de junho. Sábados, das 18 às 22h30. Domingos, das 19 às 22h. O endereço é Praça Nossa Senhora das Graças, 312, Vila Valença.
 
• São Vicente Mártir: início no dia 6 de julho. Todas as sextas, aos sábados e domingos de julho, das 19 às 23h. O endereço é Praça João Pessoa, s/nº, Centro.
 
>> Praia Grande
 
• Vila Junina: Todos os finais de semana de junho, de 1º de junho a 1º de julho, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues. Sexta e sábado, das 18h à meia-noite, e domingo, das 18 às 23h. O endereço é Avenida Ministro Marcos Freire, na altura do nº 6.350, Bairro Quietude, entre os viadutos 8 e 9 da Via Expressa Sul.
 
• Nossa Senhora Aparecida: Todos os domingos de junho, a partir das 19h. O endereço é Avenida Estados Unidos, 852, Samambaia.
 
>> Mongaguá
 
Nossa Senhora Aparecida: início no dia 14 de julho, aos sábados e domingos, após a missa das 19h. O endereço é Avenida São Paulo, 1.679, Centro.
 
>> Itanhaém
 
Santa Teresinha do Menino Jesus: início em 2 de junho e fim em 1º de julho, das 19h à meia-noite. O endereço é Rua Oscar Pereira da Silva, 168, Belas Artes.
 
>> Guarujá
 
• Paróquia de São José: 15, 16, 17 de junho, das 18 às 23h. O endereço é Rua Hélio Ferreira 598, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho.
 
• Nossa Senhora das Graças: dias 2 e 3, 9 e 10, 17, 23, 30 e 1º de julho, sempre a partir das 20h. O endereço é Rua Padre Anchieta, 107, Vila Alice, Vicente de Carvalho.


Isabel Franson / A Tribuna On-line
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por