Cidades
05/06/2018 - 10h38

Praia Grande terá praça ecológica


Anúncio oficial da remodelação da Praça Horário Netto e arredor acontecerá dia 5
 
Com um projeto moderno, que prioriza a sustentabilidade, a eficiência energética e a acessibilidade, a Prefeitura de Praia Grande realizará a remodelação da Praça Horácio de Oliveira Netto, no Bairro Guilhermina. O anúncio oficial acontecerá nesta terça-feira (5) durante evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será realizado no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, Bairro Sítio do Campo.
 
Localizada na Avenida Guilhermina, na altura da Rua Leme, a praça contará com uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz no piso, que criam efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada. Serão instalados também postes com iluminação de LED alimentada por energia solar, que serão reabastecidas ao longo do dia, para funcionar ao longo de toda noite.
 
Outra inovação, será a instalação de árvores solares, que possibilitarão o carregamento de aparelhos eletrônicos (aos moldes das existentes na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte). Para quem precisar recarregar o celular, outra opção será utilizar bicicletas ergométricas geradoras de energia que serão colocadas na praça, assim, quanto mais a pessoa pedalar, mais energia para a recarga eletrônica terá.
 
Para garantir o escoamento adequado de água pluvial no trecho, toda a praça receberá um piso permeável drenante, com tava de permeabilidade próxima de 100%. O piso da área de playground também será diferenciado, recebendo borracha reciclada, local que, inclusive, receberá brinquedos acessíveis, aptos para cadeirantes. Um deck de madeira plástica ecológica, de baixa manutenção, também faz parte do projeto.
 
A sustentabilidade também não será esquecida neste projeto, pois a praça contará ainda com lixeiras específicas para a coleta seletiva de lixo, com caminhos interativos coloridos até os equipamentos. E o reaproveitamento da água de chuva será realizado através de calhas instaladas no solo.
 
As vias arredores também passarão por mudanças. A lateral da praça e trecho da Rua Leme serão recapeadas com bloquetes intertravados vermelho, levantando o leito carroçável à altura da calçada. A intenção é ampliar o espaço de circulação compartilhado para pedestres, ciclistas e veículos, por isso, a velocidade máxima no local será reduzida.
 
Dentro do projeto, os muros da Escola Estadual Dr Abrahão Jacob Lafer, localizada em frente à praça, também serão revitalizados. O local receberá desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia, que serão produzidos por estudantes de unidades de ensino de Praia Grande através de um concurso cultural.
 
Evento – O anúncio de início de construção acontecerá nesta terça-feira (5), às 10h30, dentro das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será realizado no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo). Na ocasião, será realizado também o anúncio da construção de quatro novos ecopontos (nos Bairros Guilhermina, Melvi, Anhanguera e Melvi) e o plantio de 40 mudas de árvores no local por estudantes, atletas e idosos da Cidade.
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por