Previdência
12/06/2018 - 04h17

INSS tem serviços realizados com dia e hora marcados


Desde o fim de maio, alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências passaram a ser ­prestados por meio de agendamento, pelo Meu INSS ou ­telefone 135
 
Com a finalidade de modernizar, agilizar e possibilitar que serviços possam ser realizados a distância, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está ­ampliando o leque de atendimentos com dia e hora marcados no atendimento aos ­cidadãos.
 
Desde o fim de maio, alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências passaram a ser ­prestados por meio de agendamento, pelo Meu INSS ou ­telefone 135.
 
Entre os serviços que passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo.
 
O agendamento desses serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois reduz riscos de irregularidade já que todas as ­informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além disso, abre-se o caminho para ­automatização do ­atendimento, ou seja, ser realizado a distância.
 
Lista completa dos serviços agendáveis
 
• Atualização de dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
 
• Atualização de dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF 
 
• Atualização de dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes 
 
• Atualização de dados cadastrais do beneficiário 
 
• Alteração do meio de pagamento 
 
• Cadastro de Declaração de Cárcere 
 
• Transferência de Benefício para outra Agência 
 
• Desistência de Aposentadoria 
 
• Cadastro ou Renovação de Procuração 
 
• Cadastro ou Renovação de Representante legal 
 
• Reativação de Benefício 
 
• Renúncia a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão 
 
• Solicitação Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário 
 
• Cadastro ou atualização de dependentes para Salário-família 
 
• Suspensão de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho 
 
• Reativação de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho 
 
• Solicitação de Pagamento de Benefício não Recebido 
 
• Desbloqueio do Benefício para Empréstimo 
 
• Emissão de Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS 
 
• Emissão de Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
 
 
Da Redação
 

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