Cidades
25/06/2018 - 04h21

Programa Cidade Verde, da Prefeitura de Santos, já tem previsão para obras


Com parceria de instituições privadas, Prefeitura de Santos revitaliza praças e avenidas
 
O programa Cidade Verde, da Prefeitura Municipal de Santos, já entrega algumas obras nas próximas semanas. Entre elas, o canteiro central da Avenida Waldemar Leão, no bairro do Jabaquara e as Praças Martinho Lutero e dos Expedicionários, no Gonzaga. Estas são as primeiras de 20 revitalizações em parceria pública-privada. 
 
A meta é a preservação do paisagismo, zeladoria e modernização do espaço público, com participação de empresas e entidades, sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Na próxima semana terá início o paisagismo da Praça Coração de Maria (Ponta da Praia) e será concluído o plantio na Avenida Waldemar Leão, adotado pela Mídia Pull Editora e Comunicação.
 
A empresa também assumiu responsabilidade pela Praça Martinho Lutero, que já ganhou cinco palmeiras do tipo rabo-de-raposa. “Essa espécie é de grande valor paisagístico. Na Cidade só havia na confluência das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério”, explica o engenheiro agrônomo João Luiz Cirilo, responsável pela Coordenadoria de Paisagismo, ligada à Secretaria de Serviços Públicos. 
 
Na Praça dos Expedicionários, adotada pela MSC Mediterranean Shipping do Brasil, foram plantados arbustos ixoras e lantana, além de instalados um banco e o piso podotátil ao redor do telefone público. A previsão é que o plantio, reforma e conservação dos logradouros seja concluído em 60 dias, restando apenas os serviços mensais de manutenção por dois anos – quando termina vigência do contrato com a Prefeitura.
 
A Associação Comercial de Santos também se comprometeu com o projeto. 
 
Economia
 
Segundo a titular da Seserp, Fabiana Ramos Garcia Pires, é estimada uma economia em torno de R$ 240 mil com os serviços de implantação do novo paisagismo, jardinagem e manutenção civil durante o termo de cooperação. Em contrapartida, as empresas podem instalar nos locais placa de divulgação convencional ou eletrônica.
 
O Cidade Verde foi implementado em 2016 pela Prefeitura, ampliando os incentivos para adoção de praças oferecidos à iniciativa privada.
 
Locais adotados
 
Ponta da Praia:
Praça Franklin Delano Rossevelt
Praça Coração de Maria
Canteiro Central da Avenida Aristóteles de Menezes
Praça Almirante Gago Coutinho
 
Centro:
Praça Ruy Barbosa
Praça José Bonifácio
Praça Azevedo Júnior
 
Gonzaga:
João Miguel Kodja
Praça Martinho Lutero
Praça dos Expedicionários
 
Castelo:
Praça Francisco de Marchi
Praça Augusto Cerqueira
 
Vila Mathias:
Praça Dutra Vaz
 
José Menino:
Praça John Fitzgerald Kennedy
 
Santa Maria:
Praça Domingos Aulicino
 
Vila Belmiro:
Praça Paulo Fernandes Gasgon
 
Aparecida:
Praça Nossa Senhora Aparecida
 
Nova Cintra:
Praça Guadalajara
 
Macuco:
Praça Palmares
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por