Geral
06/08/2018 - 05h05

Águas santistas unem celebrações pelo desarmamento nuclear e pela paz mundial


A água salgada do mar junto à água doce proveniente da Fonte do Itororó marcou simbolicamente o elo entre os povos neste domingo (5), no Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), durante as celebrações pelos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos, trazendo imigrantes japoneses.
 
A homenagem reuniu autoridades municipais, esportistas náuticos profissionais e amadores e público em geral para refletir sobre a paz no mundo e a luta pelo desarmamento nuclear.
 
Todo o evento foi marcado por atos de solidariedade entre brasileiros e japoneses e a união de dois esportes náuticos, a canoa havaiana e o longboard, com a realização do 1º Festival Náutico pela Promoção da Paz e o Festival Prancha Oca de Longboard Feminino.
 
Um corredor de pranchas para a união das águas com a participação de praticantes de canoa havaiana, que chegaram pelo mar, foi formado na areia da praia até o Monumento aos Imigrantes Japoneses para a passagem de duas homenageadas, as surfistas Chloé Calmon, 23 anos, do Rio de Janeiro, 2ª melhor no ranking mundial de longboard, e Reiko Konno, 89, praticante da modalidade há 20 anos. Elas receberam recipientes contendo as águas doce e salgada.
 
“Essa cidade é a minha segunda casa. É um lugar onde a cultura do longboard é muito forte. Além do evento unir o surfe, homenageia os japoneses, promove a paz mundial e acaba envolvendo todo mundo que está na praia. Fiquei muito honrada em participar”, disse Chloé. Para dona Reiko, também homenageada com um colar havaiano (lei), símbolo do espírito de aloha, “foi uma alegria ver japoneses e brasileiros todos juntos”.
 
Diálogo, respeito, silêncio
 
Mostrar para o mundo que, por meio do diálogo e da irmandade entre os povos, é possível avançar e solucionar conflitos foi o que destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. “Santos faz parte de uma rede de prefeitos pela paz, que está presente no mundo inteiro. E, na América Latina, é cidade referência. É importante que possamos, em pleno século 21, propagar a cultura da paz”, afirmou ele, destacando também o valor dos imigrantes na construção da Cidade.
 
O evento teve ainda um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki. “Buscamos a reflexão sobre o desarmamento nuclear, que é uma atualidade no mundo. Dentro da comunidade japonesa trabalhamos ações de promoção da cultura da paz, com essa diretriz da harmonia”, disse a presidente da Associação Japonesa de Santos, Marise Harue Hashimoto.
 
De Santos para Hiroshima, a união das águas
 
Na ocasião, o recipiente com a união das águas foi entregue à servidora Kelly Freitas, 44, da Secretaria de Governo (Segov), que o levará para Hiroshima, em outubro, quando participará de estágio na cidade japonesa, sede da rede Prefeitos pela Paz. “A união de águas é uma tradição havaiana e a gente trouxe para essa celebração no intuito de levar para o Japão como símbolo da união dos povos. Quero aprender muito lá e disseminar o conhecimento”.
 
Competição e tradições
 
O Festival Prancha Oca reuniu cerca de 250 competidoras, entre profissionais e amadoras de todo o País, que representaram as mulheres vítimas de bombardeio atômico nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Entre as participantes, muitas de descendência japonesa, como a professora Lísia Matsumura, 37, de Caraguatatuba, que conquistou a melhor onda. “Sempre surfei em Ubatuba, estou em Santos pela primeira vez. Sou iniciante no esporte, então nem acreditei. É um momento que marca a história da comunidade japonesa”.
 
A celebração ainda contou com apresentações folclóricas de tradição japonesa e com distribuição de colares havaianos, confeccionados pela Vila Criativa Mercado, e tsurus, pela Associação Japonesa de Santos. Também participaram os surfistas Isabela Panza e Cisco Araña, e o coordenador de desfiles de canoas, Cauê Serra. Realização da Prefeitura e da Associação Japonesa de Santos, com participação da Tumobgrafia.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por