Cidades
20/08/2018 - 02h59

Santos reduz pela metade acidentes com ciclistas em dez anos


Neste domingo (19), quando foi celebrado o Dia do Ciclista, Santos teve razão para comemorar: nos últimos dez anos, a Cidade conseguiu reduzir em mais da metade os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. Em 2017, foram 216 ocorrências do tipo, contra o total de 481 no ano de 2007 – queda de 55%.
 
Com menos registros, mais vidas humanas foram preservadas. No mesmo período, as mortes de condutores ou garupas de bike diminuíram 28,5% – sete para cinco. Os dados apurados pela CET-Santos indicam o acerto ao investir em ciclovias e promover a educação para o trânsito.
 
A malha cicloviária criada nos últimos anos totaliza hoje 43,3km de extensão – 20 ciclovias. Com obras em andamento, em breve essa rede será ampliada em mais 6,8km. Há, ainda, outros dois projetos já em licitação, que irão somar 1,2km.
 
TEMA OBRIGATÓRIO
 
Diariamente, milhares de pessoas utilizam a bicicletas para trabalhar, estudar e fazer outras atividades, além do lazer. A estimativa é de que, em Santos, ocorram cerca de 35 mil viagens de bike/dia, e, aproximadamente 2 mil ciclistas/hora cheguem à Cidade, em especial nos horários de pico (entre 6h e 9h da manhã), via balsa (Guarujá) e São Vicente (divisa).
 
Não por acaso, o uso seguro da popular ‘magrela’ é tema obrigatório em todas as atividades do Programa de Educação para o Trânsito, desenvolvido pela companhia municipal. Além de campanhas específicas para ciclistas, o assunto é abordado em palestras e curso (oferecido gratuitamente para quem teve a bike retida em fiscalização) e, ainda, na Minicidade do Trânsito, espaço educativo para orientação de alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental.
 
EDUCAÇÃO
 
Nesta segunda-feira (20), para marcar o dia Do Ciclista, a CET-Santos fará ação educativa na ciclovia da orla, próximo ao bolsão de estacionamento no José Menino, entre 16h30 e 18h30.
 
A equipe do programa de educação vai abordar os usuários de bicicleta para reforçar sobre posturas de segurança, o respeito às regras de trânsito e as vantagens que a utilização do veículo proporciona à saúde e ao meio ambiente. Aqueles que quiserem poderão afixar placa com a mensagem “1Bike a+, 1carro a–. Respeite o ciclista. Santos sou + bike”. Todos vão receber o Manual do Ciclista.

 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por