Cidades
27/08/2018 - 03h28

Santos será sede de encontro de Cidades Criativas da Unesco em 2020


É a primeira vez que uma cidade da América Latina recebe o evento. Encontro deve reunir, durante 11 dias, representantes de 250 países.
 
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, venceu uma disputa mundial e será sede do encontro de Cidades Criativas da Unesco, em 2020. É a primeira vez que uma cidade da América Latina e Caribe recebe este evento anual da organização internacional.
 
O resultado da votação, em que participaram mais de 100 países, foi divulgado na madrugada da última quinta-feira (23). A apresentação do município aos 113 países com direito a voto ocorreu na Polônia, em junho, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Dos 113 integrantes, 96 votaram. Foram 44 votos para Santos, 41 para Puebla (México) e 11 para Belém (Pará).
 
O encontro deve ocorrer em junho de 2020 e terá como tema “Criatividade, caminho para a Igualdade”, com o objetivo de demonstrar o poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para a redução das desigualdades no mundo.
 
A Prefeitura de Santos criará um comitê para a organização, realização de reuniões com diversos segmentos da Cidade e irá preparar termo de compromisso com a Unesco. A Cidade terá um escritório para equipe da Unesco. O evento deve reunir, durante 11 dias, representantes de 250 países.
 
Após sair o resultado, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa disse que é uma oportunidade de expor a cidade de Santos para o mundo. O prefeito disse já tem reuniões agendadas com representantes da Unesco, que devem conhecer os equipamentos disponíveis na Cidade.
 
Cidade Criativa
 
Santos é membro da Unesco como cidade criativa desde 2015, quando foi reconhecida pela organização no segmento Cinema, e também é a primeira cidade brasileira, que não é uma capital, a receber o selo da ONU.
 
Santos possui cinco vilas criativas, além da EcoFábrica Criativa, voltadas à qualificação profissional e que atendem mais de cinco mil pessoas de todas as idades. Em breve, a cidade inaugurará a sexta unidade, no Morro da Penha.
 
Em julho deste ano, após aprovação da Câmara Municipal, a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo designou os bairros Valongo, Paquetá e Vila Nova como Distritos Criativos, voltados ao desenvolvimento econômico, social e urbano de moradores a partir da economia criativa.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por