Economia
28/08/2018 - 04h14

Caixa conclui distribuição de rendimentos do FGTS nas contas dos trabalhadores


A Caixa Econômica Federal antecipou a distribuição dos rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas contas vinculadas dos trabalhadores. O crédito estava previsto para ser concluído até sexta-feira, dia 31 de agosto, mas já está disponível para 90 milhões de pessoas que são titulares de 258 milhões de contas.
 
Os trabalhadores dividiram 50% do lucro líquido do FGTS no exercício anterior. Como esse montante foi de R$ 12,46 bilhões, em 2017, as contas vinculadas receberam um total de R$ 6,23 bilhões. Os valores creditados, no entanto, não podem ser retirados pelos trabalhadores. O ganho é somado ao saldo disponível, que somente pode ser sacado em casos de aposentadoria, demissão sem justa causa, compra da casa própria e abatimento do financiamento imobiliário, ou doença grave do titular ou de um parente.
 
A Lei 13.446/2017 estabelece que os valores creditados nas contas dos trabalhadores sejam proporcionais aos saldos das contas vinculadas de FGTS apurados no dia 31 de dezembro do ano anterior. Esse dinheiro, no entanto, não é considerado para o pagamento da multa rescisória de 40%, paga pelo empregador quando o funcionário é demitido sem justa causa.
 
Segundo a Caixa, a distribuição de resultados do FGTS elevou a rentabilidade das contas do fundo, neste ano, que passou de 3,8% ao ano (3% mais Taxa Referencial) para 5,59% ao ano, ficando acima da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).
 
Como obter a informação sobre o rendimento
 
A Caixa criou um site exclusivo para a consulta do trabalhador (www.resultadosfgts.caixa.gov.br). Outras opções são acessar o próprio site do banco (www.caixa.gov.br) ou o aplicativo FGTS. O trabalhador ainda pode se cadastrar para receber informações por meio de SMS.


Extra
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por