Saúde
23/10/2018 - 10h49

Semana da Saúde da População Negra oferece tendas com serviços


Tendas com aferição de pressão, teste de glicemia e informações sobre a anemia falciforme estarão à disposição do público em diferentes pontos da Cidade até sexta-feira (26), entre 9h e 16h. Os serviços integram a programação da Semana da Saúde da População Negra.
 
A expectativa é de que cerca de mil pessoas sejam atendidas a cada dia, em iniciativa da Coordenadoria de Igualdade Racial, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra.
 
As equipes de atendimento são formadas por estudantes de Enfermagem da Escola Técnica de Congonhas (Eacon), do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac), da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do Centro Universitário São Judas Tadeu.
 
FALCIFORME
 
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista, a anemia falciforme afeta hoje 50 mil brasileiros, a maioria afrodescendente. “Os sintomas são dores nas juntas e nos ossos, pois os glóbulos sanguíneos não passam pelas articulações”.
 
Ele lembra que há opções de tratamento. “A Secretaria Nacional de Saúde está desenvolvendo um programa de tratamento com células-tronco, que ajuda muito na cura dessa doença, que pode ser diagnosticada pela eletroforese de hemoglobina ou, no caso de bebês, pelo teste do pezinho”.
 
LOCAIS
 
Segunda: Praça Mauá, no Centro
 
Terça: Praça das Bandeiras, no Gonzaga
 
Quarta: Praça Guadalajara, no Morro Nova Cintra
 
Quinta: Praça Jerônimo de la Terza, Rádio Clube
 
Sexta: Praça Mauá, no Centro
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por