Saúde
01/11/2018 - 01h20

Santos ganha serviço inédito para pacientes com câncer


A iniciativa é do Instituto Neo Mama, mas estará disponível para mulheres, homens e crianças, inclusive cadeirantes, com qualquer tipo de câncer
 
A Unidade de Oncolaserterapia ‘Conjunto Otávio Clemente’ foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (31). O equipamento atenderá gratuitamente pacientes em tratamento de câncer (inclusive do SUS) e que necessitam de aplicação de laser para prevenir ou tratar sequelas, como ressecamento de pés e mãos e necrose de mandíbula, por exemplo.
 
A iniciativa é do Instituto Neo Mama, mas estará disponível para mulheres, homens e crianças, inclusive cadeirantes, com qualquer tipo de câncer.
 
O serviço, pioneiro em Santos, funcionará na sala 513 do Edifício Mult Imagem (Rua Julio Conceição, 296, Vila Mathias) e é fruto de uma série de parcerias: a sala foi cedida em comodato pela clínica Mult Imagem; os equipamentos foram adquiridos pelo Rotary Club de Santos Praia, em parceria com o Rotary Club de Kolar (Índia); e a ambientação tem a assinatura da arquiteta Maria Del Carmem Villamarin, que atuou voluntariamente.
 
“Não temos notícia de outra instituição no mundo que tenha se aventurado a manter um serviço deste, como é o nosso caso. Esperamos que seja replicado. Os pacientes com metástase são os mais suscetíveis e o laser pode ajudar na regeneração de tecidos”, destaca Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama.
 
A partir de 5 de novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão agendados os primeiros pacientes, que podem ou não ser encaminhados por seus médicos. Eles serão avaliados para verificar de que forma a oncolaserterapia pode lhes ser útil. Somente depois dessa primeira avaliação é que serão agendadas as sessões.
 
“O Rotary tem um projeto global, no qual doa equipamentos e, neste caso, é um filho que levou três anos para nascer. Estamos com o sentimento de início de missão cumprida e espero que seja muito útil a quem precisa”, afirma José Luis Blanco Lorenzo, presidente do Rotary Club de Santos Praia.
 
O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, destacou que o serviço beneficiará “moradores de Santos e de toda a Baixada Santista” e que foi fruto de uma “corrente do bem formada pelo terceiro setor, inciativa privada e sociedade civil organizada”.
 
PESQUISA
 
O Instituto Neo Mama está em tratativas com universidades locais para que se forme um grupo de estagiários para atuar na unidade de Oncolaserterapia. Além do acolhimento ao paciente, o intuito é que estes estudantes acompanhem a progressão dos atendimentos prestados e desenvolvam pesquisas científicas.
 
“O uso do laser evoluiu bastante na Odontologia, mas na Medicina não. Essa é a oportunidade que temos de mudar essa história”, finaliza Gilze.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por