Cultura e Entretenimento
10/01/2019 - 02h30

Agenda cultural - 09/01/2019


CINEMA
 
Filme Uma Noite de 12 Anos é exibido no Cine Arte
 
Uma Noite de 12 Anos, filme dirigido por Álvaro Brechner, acompanha a jornada de sobrevivência enfrentada por José Mujica, ex-presidente do Uruguai, Mauricio Rosencof, jornalista e escritor, e Eleuterio Fernández Huidobro, ex-ministro da Defesa. Juntos, durante o período ditatorial no Uruguai, eles passaram por situações de extrema tortura física e psicológica, experimentos secretos e privações. A trama se passa em 1973, quando Mujica (Antonio de la Torre), Rosencof (Chino Darín) e Huidobro (Alfonso Tort) eram militantes dos Tupamaros, grupo que lutou contra a ditadura militar local. O trio é preso em ações distintas e encarcerado junto com outros nove companheiros. Ao longo dos anos, eles buscam meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento. Em cartaz de quinta-feira (10) até o dia 16. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho, orla do Gonzaga, próximo ao canal 3. Ingressos custam R$ 1,50 e R$ 3,00. Classificação: 14 anos.
 
Cine Broadway Voices exibe Camelot
 
O Cine Broadway Voices dá continuidade ao ciclo Musicais Famosos e Inesquecíveis com exibição de Camelot. Com direção de Joshua Logan e atuações de Richard Harris, Vanessa Redgrave e Franco Nero, a produção acompanha o caso de amor entre o rei Arthur e a rainha Guenevere. Aborda desde o encontro em uma floresta encantada, passando pelo casamento e pelo desfecho trágico do casal. Após a exibição, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do coral cênico Broadway Voices, bate papo com o público sobre a produção. Sexta-feira (11). 15h30. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Gratuito.
 
Oscar no Miss homenageia Hitchcock
 
Promovido pelos críticos de cinema Carlos Cirne e Marcelo Pestana, o Oscar no Miss retoma as homenagens ao mestre do suspense Alfred Hitchcock e exibe o longa-metragem Os 39 Degraus. Considerado o melhor filme da fase britânica do diretor, retrata a perseguição selvagem contra um homem envolvido em uma trama de espionagem e mistério. Richard Hannay, herói da história, é um simpático cidadão, meio desajeitado, mas corajoso, que, em férias em Londres, conhece uma mulher misteriosa que lhe conta algo sobre um caso de espionagem. Antes que pudesse revelar mais detalhes sobre o caso, ela é assassinada. Hannay, mesmo correndo perigo de morte, decide resolver o mistério. Os críticos ainda comandam bate-papo após a projeção. Terça-feira (15). 18h30. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Gratuito.
 
EXPOSIÇÕES
 
Ewely Branco expõe na Pinacoteca
 
Arquiteta, artista plástica e designer gráfica, Ewely Branco apresenta pinturas e a instalação artística Woman. Os trabalhos resultam de experimentações visuais com imagens de elementos da natureza presentes na paisagem urbana, submetidas a processos de síntese, ampliação, espelhamento e a variações no uso das cores. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, até o dia 3 de fevereiro. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Entrada gratuita.
 
EVENTOS
 
Atividades comemoram os 90 anos da Biblioteca Alberto Sousa
 
O sábado (12) será de festa na Biblioteca Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 85, no Centro Histórico), que completa 90 anos. Das 12h às 16h, a equipe do projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura estará em frente ao local distribuindo livros e gibis, além de receber doações de publicações. Das 14h às 17h, no interior da biblioteca, ocorre o debate Literatura em Santos com o poeta Valdir Alvarenga. No mesmo período, ocorre a apresentação da Banda Pau a Pique, tocando música caiçara. Os visitantes que passarem pela biblioteca neste mês também poderão conferir uma exposição alusiva aos 90 anos do local, que atualmente abriga acervo de aproximadamente 37 mil volumes, o maior da Cidade. Encerrando a programação de aniversário, no próximo dia 19, a partir das 14h, será realizada uma oficina de conservação preventiva em acervos bibliográficos. A Biblioteca Alberto Sousa funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
 
Leia Santos estaciona sua biblioteca móvel ao lado da Tenda 2
 
O programa Leia Santos – Um Incentivo à Leitura marca presença ao lado da Tenda 2, na orla do Gonzaga, próximo à Avenida Ana Costa, neste verão. A biblioteca móvel funciona de quarta-feira a domingo, das 10h às 14h, até o dia 24 de fevereiro, oferecendo as ações Adote um Livro e Adote um Gibi, que consistem em distribuição gratuita de obras literárias, e o Espaço Leitura, com cadeiras e mesas para a leitura de jornais e revistas. Toda a programação é gratuita. As atividades não ocorrem no sábado (12), quando a biblioteca móvel participa, das 12h às 16h, da programação do aniversário de 90 anos da Biblioteca Municipal Alberto Sousa.
 
MÚSICA
 
Recitais de Domingo na Pinacoteca
 
A apresentação traz a mezzo-soprano Ana Elisa Portes e a pianista Luciana Simões em um recital repleto de obras clássicas. Domingo (13). 17h. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Gratuito.
 
TENDAS
 
Tendas da orla oferecem música, dança e atividades diversas As Tendas de Verão 2019 agitam a orla de Santos até o dia 5 de março, trazendo atrações para todos os gostos e idades. A programação ocorre sempre de quarta-feira a domingo, das 10h às 14h e das 18h às 22h, com apresentações musicais, aulas de dança, atividades infantis, para terceira idade e esportivas. A Tenda 1, com atividades infantis durante o dia, fica na Praia da Pompeia (próximo ao Posto de Salvamento 2). Na Tenda 2, na Praia do Gonzaga (próximo à Av. Ana Costa) são realizadas aulas de tai chi chuan, ioga e dança atividade. Já na 3, na Praia do Boqueirão (em frente à Rua Ângelo Guerra), rola dança com aulas de zumba, axé retrô e ritmos diversos. Na 4, na Praia do Embaré (em frente à Rua Oswaldo Cóchrane), são promovidas atividades esportivas e de lazer que ficam sob o comando da equipe da Secretaria de Esportes (Semes). No período noturno, das 18h às 22h, é a hora de curtir a programação musical, que traz apresentações de DJs, cantores e bandas da região. A programação dos próximos dias pode ser conferida no www.santos.sp.gov.br/cultura. As atividades são realizadas pela Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio da Sabesp e Governo do Estado de São Paulo.
 
INSCRIÇÕES/CURSOS
 
Bravo! está com inscrições abertas para musicistas
 
A 3ª edição do Bravo! – Festival de Música Orquestral de Santos ocorre de 11 a 17 de fevereiro. O evento está com inscrições abertas entre os próximos dias 14 a 20, para 60 bolsas destinadas a musicistas com idades entre 14 e 28 anos. Os interessados devem enviar uma cópia do currículo e um vídeo executando uma peça de escolha própria para o e-mail bravofestivalsantos@gmail.com. Podem participar instrumentistas que toquem clarinete, flauta, fagote, oboé, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, que participarão de masterclasses com músicos renomados e se apresentarão em concerto realizado por Orquestra Acadêmica. Todas as atividades são gratuitas e realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
 
Pinacoteca tem curso de piano para iniciantes
 
Destinado ao público maior de 7 anos de idade que deseja conhecer e aprender música, começar a ler partituras e descobrir as notas e as figuras musicais, o casarão oferece aula prática e teórica de piano em grupo, nos dias 16, 23 e 30. Para se inscrever, a Pinacoteca pede a doação de uma lata de leite em pó ou de livros usados para o projeto Livro Livre. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Informações no Facebook.
 
Pinacoteca recebe workshop sobre Lei Rouanet
 
O produtor cultural Fábio Luiz Salgado fala sobre o mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet e formas de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. A atividade é voltada para artistas e interessados no tema. A produção do workshop solicita a doação de uma lata de leite em pó ou de livros usados para o projeto Livro Livre na inscrição. Quinta-feira (10). 19h. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por