Sindical
13/02/2019 - 03h15

‘Trabalhador nunca não é ouvido sobre o porto’, reclama sindicalista


“Os sindicatos de trabalhadores nunca são ouvidos nos eventos sobre o futuro do porto. Não temos vez. Não somos sequer convidados, apesar de nos preocuparmos com o porto e a cidade”.


 
O desabafo, do presidente do sindicato dos operários portuários de Santos (Sintraport), Claudiomiro Machado ‘Miro’, foi feito na tarde de sexta-feira (8), na associação comercial (acs).
 
Diante de empresários, sindicalistas e dos deputados federais Júnior Bozella (PSL), Rosana Valle (PSB) e do estadual Paulo Corrêa Júnior (Patri), o sindicalista foi sincero.
 
“Aqui não é o nosso público, mas tenho que falar a verdade”, disse Miro. “Em vez de nos ouvir, nos denigrem. Dizem que temos lado e partidos, como se isso fosse errado”.
 
“Temos lado, sim. O lado dos trabalhadores. Não de partidos, embora cada um possa ter a filiação que quiser. As leis, feitas pelos poderosos, não são a nosso favor”, ponderou.
 
O presidente do Sintraport perguntou “onde está a modernidade?” E respondeu: “Nas leis, a modernidade apenas diminui nossos espaços de trabalho, salários e direitos”.
 
“Os trabalhadores, do passado e do presente, deixaram e deixam suas vidas no porto. Mas acabam perdendo cada vez mais seus postos de trabalho”, ponderou Miro.
 
Ele lamentou que, “de quatro em quatro anos, os deputados eleitos ou reeleitos, em início de mandato, procuram os trabalhadores. Mas depois, nos esquecem”.
 
“Entendam o que vocês enfrentarão”, disse aos parlamentares. “Não será coisa pouca. As pressões do poder econômico são enormes, enquanto os trabalhadores podem oferecer apenas fidelidade”.
 
Em Brasília, na quarta-feira

Nesta quarta-feira (13), Miro e outros sindicalistas participarão, em Brasília, da primeira reunião da ‘frente parlamentar mista para o futuro do porto’, proposta por Rosana Valle.
 
“Vamos lá, para depois não dizerem que não colaboramos”, diz o sindicalista.
 
“Mas uma coisa é certa: os trabalhadores só vencerão qualquer luta principalmente por seus próprios meios”.
 
 
AssCom Sintraport
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por