Cultura e Entretenimento
15/02/2019 - 03h13

Festival Bravo reúne jovens talentos da música clássica


Um grupo de mais de 50 jovens músicos está participando desde o início da semana do 3º Bravo! Festival de Música Orquestral. Após processo de seleção, eles foram escolhidos para fazer parte da Orquestra Acadêmica do evento, que fará concerto de gala neste domingo (17), a partir das 18h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
 
A apresentação, gratuita, terá no repertório obras de Beethoven e Holts, além da participação especial dos músicos do Clube do Choro de Santos e da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas. Não é necessária a retirada antecipada de ingressos.
 
Durante toda a semana, os jovens de 14 a 28 anos, moradores de cidades da Baixada Santista, Sorocaba, Rio Claro e São Paulo, entre outros locais, participam de masterclasses com músicos renomados, entre eles Wellington Rebouças (violino), Renato Bandel (viola) e Thiago Araújo (trompete), além do maestro Marcelo Maganha (regência).
 
Músicos participam de masterclass
 
Na tarde de quarta-feira (13), o músico Joel de Souza Filho ministrou uma masterclass para violoncelo. Abordou a afinação dos instrumentos, memória muscular e outros aspectos da arte. “Este formato de aula tem mais foco, tornando-se algo mais informativo para eles”, explicou Souza Filho.
 
O artista santista também destacou a realização do Bravo! para formação de novos músicos. “Essa é a melhor maneira de fomentar a música. Eu decidi me tornar músico depois de participar de um festival como esse. Fui para o festival com uma dúvida e voltei para casa com uma certeza”.
 
Um dos participantes da masterclass de quarta-feira era o jovem Murilo Cesar do Carmo Matheus, que veio de Mongaguá para acompanhar o festival. “Nunca havia participado de um evento desse tipo. Isso me estimula a continuar estudando mais”, comentou o jovem de 20 anos, que toca violoncelo desde 2015.
 
A programação do festival continua nesta sexta-feira (15), quando será realizado o Concurso Jovens Solistas, a partir das 14h, no Teatro Municipal Braz Cubas. Já no sábado (16), no mesmo local, também às 14h, será promovida uma masterclass com o maestro Marcelo Maganha, da Alpha Cursos. Ambas atividades são abertas ao público.
 
O 3º Bravo! Festival de Música Orquestral é uma realização da Secretaria de Cultura de Santos (Secult).
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por