Cultura e Entretenimento
15/02/2019 - 03h28

Agenda Cultural - 14/02/2019


CINEMA
 
As Herdeiras
 
Premiado no Festival de Berlim e vencedor de quatro Kikitos em Gramado, o drama As Herdeiras, dirigido pelo paraguaio Marcelo Martinessi, é uma obra sobre a terceira idade e o contínuo processo do autoconhecimento. No drama, Chela (Ana Brun) vive com Chiquita (Margarita Irun) e as duas se veem obrigadas a vender os bens herdados da família para conseguir sobreviver à crise financeira. A situação se agrava quando Chiquita é presa por não quitar algumas de suas dívidas. Chela é obrigada a conciliar seus problemas financeiros com a solidão. Ela começa, por acaso, a prestar serviço de motorista para um grupo de senhoras ricas. Logo, a nova realidade e a exuberante Angy (Ana Ivanova), a quem conhece durante o trabalho, afetam seus interesses, prioridades e atitudes. Em cartaz de quinta-feira (14) até o dia 20. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho. Orla do Gonzaga, próximo ao canal 3. Ingressos custam R$ 1,50 e R$ 3,00. Classificação: 12 anos. Informações: tel. 3288-4009.
 
Documentários santistas
 
Duas histórias santistas são retratadas por documentários contemplados pelo 6º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos: The Pink Panther Boite, dirigido por Kauê Nunes Melo, e Dudu do Gonzaga, com direção de Nildo Ferreira. O primeiro filme traz depoimentos de personagens que frequentaram a singular boate dos anos 1980, localizada em frente à praia do José Menino. A segunda produção fala sobre a vida de Luiz Eduardo D’Agrella Teixeira, o Dudu do Gonzaga. Homossexual assumido, ele enfrentou preconceito e fez história pelo seu comportamento extravagante e inusitado nas décadas de 1970 e 1980. O documentário ainda lança um questionamento sobre a sua morte. Quinta-feira (14). 18h30. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.
 
Cine BV  
 
Iniciativa do coral cênico Broadway Voices em parceria com o Museu da Imagem e do Som – Miss, o Cine BV realiza o ciclo Sassaricando com a exibição de Sassariquinho e o Rio Inventou a Marchinha. Versão para teatro infantil do premiado musical, a produção também é concebida por Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo. O musical pretende apresentar ao público infantil o universo das marchinhas de Carnaval e mostrar uma das mais tradicionais vertentes da cultura carioca. Após a sessão, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do Broadway Voices, comanda bate-papo. Sexta-feira (15). 15h30. Miss. Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias. Entrada gratuita.
 
Solares
 
Dirigido por Daniel Bueno, o curta-metragem Solares se passa em uma praia. Lá, pessoas vivem suas reflexões, frustrações e fantasias sobre arrependimentos da vida. Uma jornada visual de redenção. Sexta-feira (15). 18h45. Museu da Imagem e do Som. Grátis. Mais informações no link https://goo.gl/Bq3Hy9.
 
A Morte de Stalin
 
Dirigida por Armando Iannucci, a comédia A Morte de Stalin se passa na União Soviética de 1953. Após a inesperada morte do ícone Josef Stalin (Adrian McLoughlin), o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético e quais rumos a nação seguirá a partir de então. Inspirado na HQ homônima, Iannucci, considerado especialista em sátiras políticas, se distancia da obrigação de realismo e toma a liberdade de enxergar os principais líderes soviéticos como um grupo de homens inseguros, ambiciosos, atrapalhados, tirânicos e hipócritas. Indicado ao BAFTA 2018 nas categorias de Melhor Filme Britânico e Melhor Roteiro Adaptado. Atuações de Steve Buscemi, Jeffrey Tambor, Jason Isaacs, Andrea Riseborough, Michael Palin e Olga Kurylenko, entre outros. Sábado (16). 20h. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Entrada gratuita. Apoio: locadora Vídeo Paradiso e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
 
Vila Criativa da Vila Progresso tem sessão de Jogador Nº 1
 
O suspense Jogador Nº 1 se passa em 2044. Ano em que Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem que abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir. Sexta-feira (15), às 19h. Sábado (16), às 16h. Sala Maurice Lègeard. Vila Criativa da Vila Progresso. Rua Moisés s/nº (antiga Rua 3). Os ingressos gratuitos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.
 
Pantera Negra na Vila Criativa do Morro da Penha
 
Diretamente das HQs da Marvel, o longa-metragem Pantera Negra traz a história de T'Challa que, após a morte de seu pai, é nomeado rei de Wakanda e precisa defender seu reinado do primo Erik Killmonger, que deseja liderar o povo daquela nação tecnologicamente avançada em uma guerra contra o resto do mundo. Sábado (16). Sessões às 15h e 17h. Sala Carlos Mauri Alexandrino. Vila Criativa Morro da Penha. Rua Brigadeiro Newton Braga, 39. Os ingressos gratuitos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.
 
Correspondente Estrangeiro
 
Seguindo o ciclo em homenagem à obra de Alfred Hitchcock, o Oscar no Miss tem sessão do longa-metragem Correspondente Estrangeiro. No filme, Johnny Jones (Joel McCrea) é um correspondente de um jornal de Nova York que viaja para a Europa, usando o pseudônimo de Huntley Haverstock, quando a 2ª Guerra Mundial está cada vez mais iminente. Inicialmente ele vai para Londres, mas logo chega em Amsterdã onde, junto a várias pessoas, testemunha o assassinato de Van Meer (Albert Bassermann), um diplomata holandês. Entretanto, logo ele toma consciência de que um sósia foi morto e que o verdadeiro Van Meer foi sequestrado por agentes inimigos, que querem arrancar do diplomata importantes segredos. Assim, sua situação fica desesperadora, pois além de sua história absurda não fazer sentido aos outros, os sequestradores agora querem matá-lo. Após a sessão, os críticos de cinema Marcelo Pestana e Carlos Cirne batem papo com o público. Terça-feira (19). 18h30. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.
 
ATIVIDADES
 
Cultura de massa do século 21
 
O professor Nelson Wendell Pirotta fala sobre A Cultura de Massa e o Culturismo do Século 21, abrindo o ciclo de palestras de 2019. Quinta-feira (14). 17h30. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Entrada gratuita.  
 
Palestra de Arqueologia
 
Projeto realizado em parceria com a Unifesp. O professor Rodrigo Christofoletti continua o ciclo de palestras sob o tema Arqueologia e Patrimônio Histórico. Para as inscrições, a produção pede a doação de uma lata de leite em pó ou de livros usados, que serão encaminhados ao projeto Livro Livre. Sábado (16). 10h. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.
 
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por