Cultura e Entretenimento
11/03/2019 - 01h48

Painéis da Sala Princesa Isabel começam a ser restaurados


Dois painéis de um conjunto de oito começaram a receber os cuidados dos restauradores na Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio. Trata-se da imagem de Martim Afonso e de uma caravela. O restauro deve demorar quatro meses e faz parte da recuperação do espaço de 175m² que tem plenária e duas galerias (59 lugares), decoração eclética tardia e inspiração neoclássica.
 
O painel da caravela foi dividido como um tabuleiro de jogo de damas. A parte em que ficariam os quadrados pretos recebeu restauro e no que seriam os brancos, não. Tudo para servir de referência para aprovação do trabalho, que passará pelo crivo do arquiteto Ney Caldatto, autor do projeto, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Edificações.
 
Paralelamente é executada a limpeza do capitel, faixa decorativa no alto da parede que rodeia toda a sala. O serviço abrangerá também os ornamentos localizados acima. As experientes restauradoras Leila Oliveira e Márcia Nicolau são responsáveis pelo trabalho e contam com dois assistentes.
 
“Trabalhei com matizes no restauro de igrejas em Minas Gerais: Matriz de Congonhas do Campo e Igreja do Rosário, em Elói Mendes”, revela Leila. Já Márcia Nicolau atuou no restauro do Guarany, colégios Barnabé e Cesário Bastos e no Castelinho, sede da Câmara Municipal.
 
MAPEAMENTO
 
A obra no espaço localizado na Praça Mauá s/nº começou com prospecção e análises de cor que compuseram o mapeamento dos danos para permitir a recuperação. Depois ocorreu a recuperação de 16 arandelas e 11 lustres menores, todos em cristal da Bohêmia, e o lustre principal, pendurado no centro do teto da Sala Princesa Isabel, foi retirado para recuperação.
 
A peça tem 2,90 metros de altura, 2m de diâmetro e cerca de 300 quilos. Os cristais são suspensos por fios de cobre e as partes que estiverem com problemas serão consertadas. A Construtora Tecnibras, vencedora da licitação, deverá executar toda a obra em até 15 meses.
 
DETALHES
 
Dois vitrais superiores, onde foram instalados aparelhos de ar-condicionado, serão recuperados, além de arandelas de cristal e as ferragens originais. A climatização será por meio de aparelho Split, sem interferir nos detalhes da sala, que ainda tem parte da fiação de pano (fio trançado em tecido), original da época da construção. 
 
A restauração inclui o piso em madeira que será lixado, calafetado e receberá nova resina. O carpete antigo dará lugar a um novo, de melhor qualidade, com cor mais harmônica com o ambiente. Os circuitos elétricos serão revistos, com todas as lâmpadas em LED. A sala contará com novo sistema multimídia, tela em LED e sonorização.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por