Meio Ambiente
29/04/2019 - 13h39

Ação retira meia tonelada de lixo de manguezal em Santos


Mais de 200 sacos de resíduos domésticos descartados irregularmente na natureza foram recolhidos neste domingo (28) no bairro São Manoel, em Santos. A ação faz parte das atividades do Instituto Ecofaxina, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e contou com mais de 40 voluntários. Nesta 101ª edição do mutirão, foram retirados mais de 500 Kg de resíduos sólidos da área de mangue.
 
Uma vez por mês, voluntários se reúnem no manguezal e retiram objetos como embalagens de alimentos, cosméticos, sacolas, brinquedos, remédios, eletroeletrônicos e até colchões e pneus. Também participaram representantes do Grupo de Estudos em Animais Marinhos, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário São Judas Tadeu. Ao chegar ao local, o grupo se preparou com equipamentos (luvas e botas) e sacos de lixo.
 
Mariana Valim, 38 anos, que trabalha na área de turismo, parou por um instante diante do mangue tomado de lixo, antes de adentrar, para um momento de reflexão. “Estou aqui pensando, como pode o homem fazer isso? Temos visto catástrofes ambientais, muitos acham que a culpa é da chuva, mas não é. A culpa é nossa e esse mutirão tem tudo a ver com Santos. A questão da conscientização é vital”.
 
O educador Kleber Viveiros, 48 anos, participou da ação pela primeira vez e pretende continuar atuando no voluntariado. “Soube do projeto já faz um tempo pela Internet e nunca consegui agenda para participar. Tudo isso daqui é nosso, temos que cuidar para as próximas gerações. Se não nos mobilizarmos agora, como será que vai ficar?”.
 
O diretor presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodrigues, explicou que a contaminação na área de mangue interfere no ecossistema da região. “Santos tem característica geográfica em que a população fica muito próxima ao ecossistema, estamos em uma ilha e o lixo não tem fronteiras. O que é descartado, incluindo o esgoto, atinge toda a ilha, prejudicando a saúde da população“.
 
Para participar da ação, os interessados devem se cadastrar no site www.institutoecofaxina.org.br, no link ‘Envolva-se’.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por