Educação
02/05/2019 - 02h55

Guarujá realiza Semana Paulo Freire com palestra nesta quinta-feira


Fernando de Mello Trevisani é o convidado deste ano para proferir palestra, que acontece às 19 horas no Teatro Municipal
 
 
Com o mundo da tecnologia cada vez mais presente na área da Educação, é necessário estar atualizado. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarujá realiza, nesta quinta-feira (2), a palestra "Ensino Híbrido: Implementando novos modelos de aula à luz da BNCC". A iniciativa integra a Semana Paulo Freire, em alusão ao patrono da educação brasileira.
 
O evento acontecerá às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). A palestra será proferida pelo mestre em tecnologias educacionais e consultor de tecnologia, Fernando de Mello Trevisani. Na ocasião, ele vai abordar a relação entre o ensino híbrido, com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A realização é da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). 
 
Segundo o vice-prefeito e secretário da pasta, Renato Pietropaolo, o evento visa envolver todos os professores da rede municipal de ensino. "Em mais uma edição, queremos propor uma reflexão sobre as mudanças da Base Nacional e novos modelos de aula, além de disponibilizarmos uma oportunidade de formação, aos professores e coordenadores, os modelos sustentados pelo ensino híbrido".
 
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? - É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essencial, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
 
Perfil do palestrante
 
Fernando Mello Trevisani é mestre em tecnologias educacionais e educação matemática (Unesp) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Institutos Singularidades), Matemático (USP). Trabalhou na coordenação do Grupo Experimentações em Ensino Híbrido. É organizador do livro "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação". Tem experiência como professor de educação básica e superior.
 
Atua como consultor educacional e de tecnologia para fundações, empresas, escolas e startups da área de educação do Brasil e do exterior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta e consultor em escolas privadas em metodologias ativas de ensino. Estuda, desenvolve e aplica atividades em modelos de trabalho em Ensino Híbrido e também em Trabalhos em Grupos baseados no modelo de formação de professores da Universidade de Stanford.
 
Quem foi Paulo Freire, patrono da educação brasileira – Foi educador, pedagogo e filósofo brasileiro. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
 
Nasceu em Recife no ano de 1921 e morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
 
O talento como escritor o ajudou a conquistar o público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado em Pernambuco.
 
 
Diário do Litoral
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por