Mulher
10/05/2019 - 07h54

Mãe Santista completa seis anos de apoio a gestantes e realiza entrega de kits


Para marcar a comemoração dos seis anos do programa Mãe Santista, da Prefeitura de Santos, será realizada nesta sexta (10), às 14h30, a entrega de kits de maternidade para 70 gestantes em acompanhamento de pré-natal na rede municipal de saúde.
 
O evento, também alusivo ao Dia das Mães, no domingo (12), será realizado no Fundo Social de Solidariedade (Av. Conselheiro Nébias, 388) para mulheres que estão no terceiro trimestre de gestação e fizeram seis consultas ou mais, além de dois exames para diagnóstico de sífilis.
 
Desde maio de 2013, um total de 15.701 gestantes foram acompanhadas pelo programa, com a entrega de 7.716 kits de maternidade e do recém-nascido. Cada kit contém uma bolsa para a mãe com chinelo, escova de cabelo, escova e pasta de dente, xampu, sabonete, condicionador e preservativos (feminino e masculino), além de itens para o enxoval do bebê: cobertor, lençol para berço, toalha de banho, conjunto pagão/mijão, mijão, macacão, body, dois pares de meia, casaquinho de lã, par de sapatinho de lã, babador e dois pacotes de fraldas descartáveis.
 
Além da entrega dos kits, o programa Mãe Santista prevê outras ações em prol da assistência integral e humanizada para as gestantes e os seus filhos. Entre elas, visitas domiciliares às gestantes pelos agentes comunitários de saúde; oferta de ultrassom morfológico; investigação de 100% dos óbitos de mulheres entre 10 e 49 anos (em idade fértil), e, desde fevereiro de 2017, Santos conta com duas maternidades, a partir do início da operação do Complexo Hospitalar dos Estivadores, que possui moderna infraestrutura com 36 leitos para gestantes e 10 de UTI neonatal (recém nascidos).
 
Encontro recebe inscrições de servidores
 
Também será realizado, no dia 28 de maio, o 6º Encontro do Programa Mãe Santista, voltado para servidores da rede municipal de saúde, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal. Os interessados podem se inscrever até dia 24 por e-mail (iracemaguia@santos.sp.gov.br), informando a unidade de saúde que trabalha, CPF, registro funcional e cargo. A atividade será na Unisanta (Rua Cesário Mota, 8 - 4º andar – bloco E, Boqueirão) em dois horários a escolher: manhã (a partir das 8h) ou tarde (13h30).
 
O encontro abordará os temas 'Calendário vacinal da gestante', com a médica Juliana Pereira, gerente científica de vacinas da GSK Brasil; 'Cobertura vacinal da gestante em Santos', pelo enfermeiro Alex Charleaux Amorim, responsável pela Central de Imunização de Santos; 'Saúde bucal na gestação', com o ginecologista/obstetra João Francez, do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI); 'Plano de Parto', com Laura Mafra, obstetriz do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por