Saúde
16/05/2019 - 07h19

Estudantes de medicina realizam mutirão na Semana do Combate à Hipertensão Arterial


Mais de 50 estudantes do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vão promover um mutirão de saúde voltado à prevenção da hipertensão arterial, uma doença assintomática em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada. A ação gratuita será realizada nos dias 15, 17 e 18 de maio, em Santos (no Hospital Santa Casa de Santos e na Unimes) e São Vicente (Shopping Brisamar). Para participar, basta levar um documento de identidade (RG).
 
O mutirão de saúde preventivo contará com as seguintes atividades: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação cardiovascular, orientação anti-tabagismo, orientação nutricional e cálculo do IMC e circunferência abdominal.
 
A hipertensão arterial é uma realidade na vida dos brasileiros: cerca de 30% da população brasileira possui níveis de pressão arterial acima de 120 x 80 mm Hg, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e atinge, normalmente, pessoas acima de 40 anos. Além disso, 75% dos hipertensos apresentam características hereditárias (pais com hipertensão arterial) e 25% por razões de estilo de vida (má alimentação, estresse e outros fatores emocionais).
 
O Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial é comemorado no dia 17 de maio, e será o dia em que os alunos farão a ação na própria Universidade. 
 
Programação da Semana do Dia Mundial da Hipertensão
 
15 de maio (quarta-feira)
Santa Casa de Santos (Avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, 50, Jabaquara, Santos)
Horário: 11h às 13h30
 
17 de maio (sexta-feira)
Universidade Metropolitana de Santos (Rua Barão de Paranapiacaba, 15, Campus Rosinha Viegas)
Praça de Alimentação
Horário: 11h às 13h30
 
18 de maio (sábado)
Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicente) 3º piso, em frente ao Poupatempo
Horário: 13h30 às 17h
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por