Geral
22/05/2019 - 07h55

92,5% das pessoas recebem ligações indesejadas de telemarketing




Pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mostra que 92,5% dos entrevistados recebem ligações indesejadas de telemarketing. O levantamento foi realizado por meio de um questionário disponibilizado na plataforma consumidor.gov.br. Cerca de 3,2 mil pessoas participaram, entre 10 a 30 de abril de 2019.
 
Pelas respostas, também foi possível constatar em 80,6% dos casos, essas ligações ficam mudas ou caem quando são atendidas. Quase metade dos telefonemas (48,7%) são realizados por um robô e em 46,9% dos casos, um atendente oferta algum produto ou serviço.
 
A quantidade de ligações indesejadas também foi tema da pesquisa. Cerca de 36% dos entrevistados disseram receber de 1 a 5 telefonemas como esses por semana e 15% afirmaram que passam de 20 as ligações indesejadas.
 
Apenas 11,2% dos entrevistados, no entanto, afirmaram que já procuraram órgãos de defesa do consumidor para relatar o problema e 36,8% disseram que chegaram a registrar o número em algum cadastro de bloqueio de ligações indesejadas.
 
O combate às ligações indesejadas de telemarketing tem sido um dos temas focados pelo secretário nacional do Consumidor, Luciano Timm. Ele tem pressionado empresas do setor de telecomunicações a se comprometerem com uma autorregulamentação para tentar diminuir o problema.
 
 
Valor Econômico
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por