Cidades
27/05/2019 - 09h07

Santos reduz atropelamentos com educação e reforça Faixa Viva


Em 2010, a Cidade registrou 333 atropelamentos. Em 2018, o número desse tipo de ocorrência foi reduzido a 109 casos. Grande parte desse avanço tem relação direta com a eficiência das campanhas educativas permanentes promovidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Uma das principais é a da Faixa Viva, iniciada em 2011, e que chega neste mês ao seu oitavo ano.
 
Com objetivo de reduzir ocorrências envolvendo pedestres, a Faixa Viva está fundamentada em regra básica da legislação. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre tem prioridade de passagem em locais onde há faixa de travessia sem semáforo.
 
E é isso que a iniciativa idealizada pela CET vem propagando, ao mesmo tempo em que estimula o pedestre a fazer o gesto com a mão estendida, como forma de sinalizar ao condutor a intenção de transpor a via.
 
Ações nas ruas são promovidas diariamente – em 2018 foram cerca de 300 - pela equipe de educação para o trânsito, que faz a orientação tanto de pedestres como de motoristas. A estes últimos é, inclusive, lembrado que toda faixa não semaforizada é Faixa Viva, ou seja, o pedestre tem prioridade para passar.
 
MAIS ATENÇÃO
 
Nesta semana, além dos oito anos da iniciativa e o encerramento do Maio Amarelo (mês dedicado à conscientização por mais segurança no trânsito), as ações de campo irão também marcar a estreia de uma nova comunicação visual da Faixa Viva.
 
A partir agora, nas faixas de travessia onde a equipe atuar, haverá um balão inflável, de 2 metros, com a logomarca da campanha, para chamar ainda mais a atenção da população.
 
Nesta segunda-feira (27), o trabalho educativo será desenvolvido na Av. Ana Costa (em frente ao Shopping Parque Balneário), das 13h30 às 15h30; terça (28), 9h às 11h, na Av. Presidente Wilson (altura da Galeria AD Moreira) e quarta (29), também no horário da manhã, na Avenida Ana Costa com a Rua Cunha Moreira.
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por