Meio Ambiente
10/06/2019 - 07h27

Praia de Santos tem conscientização, mutirão e atividades náuticas




Com o objetivo de chamar a atenção para a conservação das praias e do ambiente marinho, o 3º Santos pelo Oceano reuniu neste sábado (8) cerca de 3 mil pessoas na Ponta da Praia, em frente ao Aquário.
 
Parte da Semana do Meio Ambiente, o evento comemorou o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste sábado. No mar, foi montada quadra de polo aquático, onde quatro equipes estiveram jogando durante toda a manhã. Além disso, foi montado circuito de 1,5 mil metros para prova de natação e canoas havaianas. Na sequência, o espaço ficou à disposição para a turma do stand up e canoagem.
 
Paulo Hirashi Yamamoto, engenheiro de 65 anos, participou na canoa havaiana. “Uma boa iniciativa e por um tema importante. Se já está no terceiro ano, creio que se continuarem apoiando, realmente vai pegar. Além de tudo, serviu com integração, participaram pessoas de várias bases, encontrei muitos amigos”. Já Maria Alice Zarif, autônoma, 60, marcou presença na canoagem. “É necessário que se faça mais vezes, as pessoas precisam se conscientizar. Já estou remando há seis anos, infelizmente é muito comum ver vários animais marinhos mortos em função do lixo. Precisamos ter ainda mais gente envolvida”.
 
CONSCIENTIZAÇÃO
 
Fora do mar, na faixa de areia, calçada e entorno do Aquário, houve ações para o público com diversas atividades de conscientização ambiental. Entre elas, exibição de teatro infantil, sorteio de brindes e distribuição de gibis educativos. Tudo com a participação de escoteiros, ONGs, institutos, fundações e universidades.
 
Um grupo de alunos do Colégio da Carmo esteve presente, entre eles Gabriela Angelotti, 15. “Me senti bem ajudando, fizemos coleta da areia para depois separar todo o tipo de lixo, anotamos tudo. Infelizmente tinha muita coisa. As pessoas precisam ter mais consciência e começar a mudar de atitude”.
 
O secretário de Meio Ambiente, Marcus Libório, destacou o envolvimento da população. “Muitas instituições juntas por esse tema. É necessário transformar a mente, precisamos provocar a mudança para o bem do meio ambiente”.
 
O evento foi realizado pela Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da pasta de Esportes (Semes), Sabesp, Unisanta, Unisantos, Santos Lixo Zero, Unifesp, ICMBio, Instituto Mar Azul e Oxigênio Criativo.
 
Escoteiros promovem mutirão de limpeza
 
Um grupo de 40 crianças participou da 5ª edição do mutirão de limpeza da praia promovido pelo Instituto Mar Azul com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
 
Os participantes, com idades entre 7 e 10 anos, percorreram um trajeto de 400 metros, na faixa de areia entre o canal 6 e o Aquário. Elas fazem parte do Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo e já participaram, anteriormente, de ações de sensibilização da população para a questão do descarte irregular de lixo nas praias.
 
Rossandro Padilha, escotista responsável pelas crianças, explicou que o cuidado com o meio ambiente faz parte de um dos pilares educacionais do movimento. “Procuramos despertá-los para os benefícios da vida ao ar livre e, sempre que possível, participamos de ações ambientais, sociais e espirituais, com objetivo de contribuir para a formação de bons cidadãos".
 
Concentrada em coletar da areia o maior número de microlixo possível, Maria Clara, de 10 anos, demonstrou ter sua consciência ambiental já formada. "Se eu pudesse dar um conselho para quem joga lixo na rua, eu diria para pararem de fazer isso. A natureza morre e a vida também acaba morrendo. Queremos ter muita saúde e um mundo bom para todos".
 
O idealizador da ação e diretor do instituto, Hailton Santos, estima ter contabilizado, em seis anos de projeto e 43 ações realizadas, o recolhimento de 400 mil resíduos que estavam na faixa de areia. "O que mais encontramos são bitucas de cigarro. Foram 120 mil em seis anos. Não compreendo porque as pessoas ainda jogam lixo nas praias".
 
O Instituto Mar Azul é um órgão não governamental criado em 2012 em defesa da criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e preservação da vida marinha.
 
A atividade integrou a Semana do Meio Ambiente, que vai até este domingo. Confira o restante da programação aqui.
 
 
FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por