Cidades
12/08/2019 - 05h51

Santos Design Festival: mês será repleto de atividades ligadas à economia criativa


Santos, a primeira cidade da América Latina que sediará o Encontro de Cidades Criativas da Unesco (2020), terá o mês todo voltado ao fomento da economia criativa. Começou na última quinta-feira (8), o Santos Design Festival (SDF), que levará diversas atividades culturais a mais de 40 espaços da Cidade, até o dia 31 de agosto.
 
A abertura, no Teatro Municipal Braz Cubas (Vila Mathias), reuniu centenas de profissionais de design, arte, arquitetura e sustentabilidade na palestra do arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa de televisão ‘Decora’, do canal GNT.
 
O convidado compartilhou sua trajetória e motivou os participantes a desenvolverem projetos que tenham como base sua identidade de marca. Ele, inclusive, citou Julio Katinsky, um dos idealizadores do Centro de Cultura Patrícia Galvão (que abriga o prédio do Teatro Municipal), como inspirador de sua identidade profissional.
 
“É um orgulho estar dentro deste prédio, sou um grande admirador da obra do Katinsky. Ele atuou em várias áreas da arquitetura, já tive o prazer de entrar em casas que ele projetou, já usei móveis dele nos meus projetos e hoje estamos aqui, dentro desta verdadeira obra prima”.
 
Álvaro Guillermo, curador do SDF, citou a importância de parcerias entre poder público, sociedade e empresários para consolidação da economia criativa. “Já vivemos essa realidade: o incentivo à economia criativa gera mais empregos, mobiliza mais pessoas, gera inovação, as pessoas são engajadas, compartilham ideias. A Ecofábrica, por exemplo. Para mim, o projeto é a coroação de como as parcerias podem funcionar bem, tirando coisas da rua, transformando a vida das pessoas, marcando histórias”, explicou o curador. 
 
No sábado (10), o Festival promoveu o Azevedo Design Day, das 10h às 18h, na Rua Azevedo Sodré (Boqueirão). Houve intervenções artísticas, ação social, workshops, desfile de bonecos gigantes e degustação de pratos. A programação completa pode ser conferida aqui, ou no Instagram
 
Encontro de Cidades Criativas da Unesco
 
O Festival é uma preparação para o Encontro de Cidades Criativas da Unesco, que será realizado em Santos em 2020. Devem passar pela região integrantes de 250 cidades do mundo, uma oportunidade única para divulgar as iniciativas desenvolvidas pela Cidade no exterior. 
 
Artistas plásticos e arquitetos criam 4 bonecos gigantes para circular no Santos Design Festival
 
Quatro mamulengos gigantes, com mais de dois metros de altura, passam a integrar as atrações do Santos Design Festival até final de agosto, com apoio da Prefeitura. Nesta manhã (9), uma oficina, comandada pelas artistas plásticas Selma Fukai e Valéria Teixeira, foi realizada na loja Brasilidades (Av. Washington Luís, 358), com participação de aproximadamente 30 profissionais do segmento de decoração, arte e arquitetura, além de integrantes do Fundo Social de Solidariedade.
 
Os bonecos representarão personalidades de destaque do evento: Selma Fukai, Mauricio Arruda (apresentador do programa Decora, do canal GNT), Álvaro Guilhermo e Ana Maia. “Estou adorando participar dessa oficina, está muito divertida, o pessoal é muito animado”, comentou Selma, uma das homenageadas.
 
Divididos em grupos, os profissionais uniram a criatividade para colocar em prática a criação dos bonecos com uso de tinta acrílica, espuma, tecido, cola, papelão, feltro, entre outros materiais doados pela loja Brasilidade. Segundo o idealizador da oficina, Marcos Antonio Pizzolato da Costa, o objetivo foi criar a representação de bonecos de Olinda para chamar atenção ao design brasileiro.
 
Uma das participantes foi a arquiteta Lucia Navajas que encarou o processo como uma atividade terapêutica com a união das ideias. “Essa atividade coletiva é um momento único; é como voltar a ser criança”.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por