Geral
18/11/2019 - 04h16

Obra na Estação do Valongo vai melhorar a acessibilidade do prédio histórico


O edifício de 152 anos da Estação Ferroviária do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, vai ganhar itens de acessibilidade. A obra está inserida em um conjunto de serviços de conservação e restauro orçado em R$ 44 milhões para revitalizar prédios públicos do Centro Histórico de Santos, o programa Novo Centro Velho.
 
O projeto prevê a colocação de corrimãos com acabamento em chapa de aço e inox e rampas acessíveis; e de placas de sinalização de ambientes (identificação em Braille). Os sanitários serão adaptados para pessoas com deficiência e o espaço vai ganhar também piso podotátil, que tem a função de auxiliar a orientação dos deficientes visuais em seus trajetos.
 
A Estação do Valongo terá um elevador panorâmico com cabine em aço inox escovado, inserido em estrutura metálica. O elevador ficará na parte externa da edificação principal, próximo à passarela metálica que une o edifício da antiga Estação Ferroviária e seu anexo. A licitação para definir a empresa que fará os serviços está em andamento e a estimativa é de que a obra comece no início de 2020. As melhorias de acessibilidade, orçadas em R$ 603.227,03, deverão ser executadas em três meses, sob o gerenciamento da pasta de Infraestrutura e Edificações.
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
 
Primeira estrada de ferro paulista, que ligava o planalto a Santos, a São Paulo Railway foi decisiva para o desenvolvimento da Cidade. Por ela passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil, assim como a maioria dos imigrantes que chegaram ao País pelo porto santista e se fixaram em várias cidades do interior e do litoral. Muitos seguiram, depois, para outros estados.
 
Na Estação do Valongo funciona atualmente a Secretaria de Turismo e o Estação Bistrô Restaurante-Escola, além de ser o ponto de embarque da Linha Turística do Bonde. O prédio, datado de 1867 e ampliado em 1901, tem elementos de inspiração britânica como telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolo e um dos ícones mais importantes do Reino Unido.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por