Geral
13/01/2020 - 09h03

Mudanças na Ponta da Praia trazem novos problemas


Período de adaptação com as novidades tem provocado desconforto entre pessoas que circulam pelo bairro
 
Para esta temporada, a Ponta da Praia apresenta novo visual.
 
As obras de remodelação viária da orla, entregues pela Prefeitura de Santos no último dia 27 de dezembro, apresentam como destaque extenso calçadão, nova ciclovia e atrativos para quem passeia pelo local.
 
Além disso, há o novo bolsão para veículos acessarem a travessia de balsas, inaugurado anteriormente.
 
No entanto, o projeto voltado ao lazer, contemplação da paisagem e fluidez de veículos, tem apresentado alguns problemas apontados por munícipes.
 
O mais fácil de ser observado é logo na saída da travessia de barcas entre Santos e Guarujá – a tradicional barquinha.
 
Anteriormente, após o desembarque, o pedestre geralmente seguia reto, atravessando a Avenida Almirante Saldanha da Gama nos dois sentidos para chegar ao outro lado da calçada, onde há um posto de gasolina; banco; ponto de ônibus; entre outros serviços utilizados pelos cidadãos.
 
Agora, para chegar ao outro lado, o pedestre deve seguir à direita, passando pela entrada de bicicletas da balsa e pelo bolsão de veículos, de acordo com as faixas.
 
Insatisfação
 
Essa mudança gerou descontentamento em usuários da travessia, especialmente os que dependem do serviço diariamente.
 
“Eles pensaram na comodidade da entrada e saída da balsa e ignoraram a situação do pedestre em um local de grande circulação entre a barca e o ônibus”, disse a jornalista Bruna Nunes.
 
Dessa forma, alguns desconsideram a mudança e atravessam pela ciclovia, entre os carros, longe do local correto.
 
É possível notar que o arbusto plantado na divisão da Avenida Saldanha da Gama está danificado para a passagem de pessoas, assim como a grama.
 
O fluxo é intenso em horários de pico e tende a aumentar com o início do ano letivo em fevereiro.
 
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão no local para orientação de pedestres nesse período de readequação de costumes.
 
Entretanto, a Reportagem esteve no local e apurou que os agentes podem ser vistos orientando motoristas e ciclistas no acesso às balsas, não na saída da travessia de pedestres.
 
Além disso, foi possível observar carros parados sobre a ciclovia, provocando reclamações.
 
Outros pontos
 
Uma das atrações da Nova Ponta da Praia é a fonte interativa, que dispara jatos de água e conta com luzes de LED. Instalada próxima ao Clube Vasco da Gama, tornou-se atrativo para a criançada, porém a brincadeira pode preocupar adultos.
 
Moradora de Santos, a professora Nídia Santos levou os netos Bernardo e Rafael, vindos de São Paulo, para conhecer a fonte e logo viu um dos meninos, que já estava há bastante tempo interagindo com a água, ralar o pé no piso.
 
De acordo com a Administração, a superfície escolhida é de fulget, material de textura áspera para evitar escorregamentos e outros acidentes.
 
Apesar de elogiar a remodelação do espaço, Nídia apontou outro problema ao relatar a ausência de banheiros próximos, bem como estacionamento.
 
Em resposta, a Prefeitura enfatizou que a orla conta com dois banheiros: um no Deck de Pesca e outro na Ponte Edgard Perdigão.
 
“A distância entre ambos é de apenas 400 metros. Para comparação, há 800 metros de distância entre os banheiros do Canal 4 e do Canal 5”, destacou.
 
Em relação às vagas, são 347 entre o Ferry Boat e a Avenida Coronel Joaquim Montenegro – canal 6.
 
 
Boqnews / Ana Carol
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por