Geral
22/01/2020 - 08h19

Em plano preventivo, Defesa Civil de Santos já orientou 2,5 mil famílias desde dezembro


Duas mil e quinhentas residências localizadas em áreas de risco de Santos – a maioria nos morros – já foram visitadas por técnicos da Defesa Civil do Município desde de dezembro do ano passado.
 
O objetivo é orientar os moradores quanto à identificação de sinais que indiquem possibilidade de deslizamento de terra. A expectativa é de que até 3,5 mil residências sejam abrangidas por este trabalho. “Neste período do ano, intensificamos o contato com a população para chegarmos antes das ocorrências”, explica o geólogo Marcos Bendini, um dos profissionais em ação pela Defesa Civil. “Pedimos para as pessoas ficarem atentas a qualquer alteração em casa ou nos lugares por onde se deslocam. Queremos que tomem atitude diante das situações e entrem em contato conosco”.
 
Nesta terça-feira (21), um dos locais visitados foi o Morro São Bento, onde a empregada doméstica Nivânia da Costa reside com marido e filho, sempre atenta às orientações que recebe anualmente. “Quando a água começa a descer muito barrenta, significa que o solo pode estar comprometido”, recorda, garantindo estar sempre atenta. “A gente fica apreensiva com esse assunto”.
 
As orientações aos moradores integram o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Para receber alertas por celular, basta enviar o CEP por SMS para o número 40199. Em casos de emergência, o munícipe deve ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199.
 
Primeiros sinais de perigo
 
• No solo: trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras
 
• Em casa: trincas novas no piso ou nas paredes, ou muros estufados
 
• Inclinação de árvores, postes ou muros
 
• Valas e surgências d'água com coloração mais barrenta que o normal
 
• Estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos
 
Para não contribuir com deslizamentos
 
• Mantenha a vegetação nativa nas encostas
 
• Não jogue ou desvie água de tanques, pias ou chuveiros para as encostas
 
• Não descarte lixo nas encostas
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por