Cultura e Entretenimento
13/02/2020 - 08h35

Santos recebe turnê Beethoven Paulista, da Sinfônica do estado


Apresentação integra as comemorações de 250 anos de nascimento de Beethoven
 
A Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (Osesp), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, levará entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a turnê Beethoven Paulista aos municípios de São José dos Campos, Campinas, Jacareí, São Bernardo do Campo, Salto e Santos.
 
Como parte das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, celebrado pela Osesp e por vários corpos artísticos pelo mundo em 2020, a programação inicia com dois concertos na Sala São Paulo, nos dias 14 e 15 de fevereiro, e segue para os demais municípios nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro.
 
Os concertos pelo estado acontecerão em dois blocos de apresentações simultâneas, sempre às 20 horas. A Osesp viaja dividida em duas orquestras – regidas por Wagner Polistchuk e Emmanuele Baldini –, com tamanhos semelhantes ao que era usado na época do próprio Beethoven. O programa inclui as consagradas Quinta e Sétima Sinfonias, tocadas na íntegra pela Osesp, além dos dois Romances para Violino e Orquestra, e duas Aberturas.
 
Com a turnê Beethoven Paulista, a Orquestra espera alcançar novos públicos fora da capital, expandindo as fronteiras de sua atuação e participando do processo de difusão cultural e de democratização da música clássica – principais objetivos da Fundação Osesp – organização social de cultura responsável pela administração da Sala São Paulo e da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo.
 
A distribuição de ingressos, gratuitos, para as apresentações na Sala São Paulo começa no dia 3 de fevereiro, pela internet ou na Sala São Paulo. Já a distribuição nas outras cidades será no local de cada apresentação, com uma hora de antecedência. Em São José dos Campos também haverá distribuição de ingressos online, a partir de 48 horas antes do início da apresentação. 
 
A recomendação etária é de 7 anos. 
 
Espaços
 
A Sala São Paulo, instalada na Praça Júlio Prestes, 16, possui lotação de 1484 lugares. O estacionamento custa R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã). Ao todo, há 611 vagas para veículos, sendo 20 para portadores de necessidades especiais e 33 para idosos. Para a apresentação no local, os ingressos gratuitos começarão a ser distribuídos a partir de 3 de fevereiro, pela internet (https://osesp.byinti.com/) e nos totens de autoatendimento, no piso térreo da Sala São Paulo.
 
Em Santos, a turnê passará pelo Teatro Brás Cubas, na avenida Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias, com capacidade de 572 lugares.
 
Em Jacareí, o espaço EducaMais - Sala Ariano Suassuna, está instalado na avenida Eng. Davi Monteiro Lino, 3595, no Jardim Marcondes, e acomoda 700 pessoas. Em São Bernardo do Campo, o Teatro Lauro Gomes apresentará a orquestra para até 526 pessoas em suas instalações, na rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos.
 
O Teatro Municipal de São José dos Campos, na rua Rubião Júnior, 84, 3º andar, no Centro, conta com 500 lugares. Já o Teatro Castro Mendes, que funciona na rua Conselheiro Gomide, 62, na Vila Industrial, em Campinas, dispõe de 760 lugares. Por fim, no município de Salto, até 489 pessoas poderão assistir à apresentação, na Sala Palma de Ouro, localizada à rua Prudente de Moraes, 580, no Centro.
 
Programação da turnê Beethoven Paulista  
 
14/02 - sexta-feira - 19h30 - Sala São Paulo, São Paulo
 
18/02 - terça-feira - 20 horas - Teatro Municipal, São José dos Campos
 
19/02 - quarta-feira - 20 horas - EducaMais - Sala Ariano Suassuna, Jacareí
 
20/02 - quinta-feira - 20 horas - Sala Palma de Ouro, Salto
 
EMMANUELE BALDINI regente e violino
 
LUDWIG VAN BEETHOVEN
 
Abertura Coriolano, Op.62
 
Romance nº 1 em Sol maior, Op.40
 
Sinfonia nº 5 em dó menor, Op.67
 
15/02 - sábado - 16h30-  Sala São Paulo, São Paulo
 
18/02 - terça-feira - 20 horas - Teatro Castro Mendes, Campinas
 
19/02 - quarta-feira - 20 horas - Teatro Lauro Gomes, São Bernardo do Campo
 
20/02 - quinta-feira - 20 horas - Teatro Brás Cubas, Santos
 
WAGNER POLISTCHUK regente
 
Davi Graton violino
 
LUDWIG VAN BEETHOVEN
 
Abertura Leonora nº 1, Op.138
 
Romance nº 2 em Fá maior, Op.50
 
Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op.92
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por