Saúde
16/03/2020 - 08h07

Ilhabela realiza reunião técnica sobre o novo coronavírus


Secretários, vereadores, representantes do Dersa, Contur e Associação Comercial participaram do encontro


 
A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha reuniu na sexta-feira, 13, secretários, vereadores, representantes do Dersa, Contur e Associação Comercial, para tratar de ações de prevenção e controle do novo coronavírus.
 
Na reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a situação epidemiológica da doença no município, bem como plano de ação dos diversos setores, plano executado desde o dia 2 de fevereiro. “A reunião foi participativa e envolveu vários setores da prefeitura e do município. A doença tem se alastrado pelo mundo rapidamente e precisamos nos unir para garantir que as ações sejam efetivas”, declarou a prefeita.
 
Segundo a prefeitura, a cidade registrou mais dois casos suspeitos. “Estamos com três casos suspeitos do coronavírus (COVID-19). Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Desde que foram anunciados os primeiros casos da doença pelo mundo, já reforçamos as medidas de controle contra o coronavírus no município. O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou um Boletim Epidemiológico sobre essa nova cepa viral”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.
 
O encontro definiu novas ações que integrarão o plano, como a suspensão de grandes eventos e paradas de navios. O plano inclui também, abordagens na balsa com áudio explicativo sobre a prevenção da doença e equipes de orientação para pedestres e motoristas. “Em uma ação conjunta entre prefeitura e o Dersa, foi disponibilizado no embarque da balsa display com álcool gel. A empresa Fênix, também tomará medidas preventivas, para garantir a segurança dos usuários”, salientou Gracinha.
 
Novas medidas poderão ser adotadas conforme a situação epidemiológica do município, que tem sido acompanhada diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio de um grupo Inter setorial.
 
Desde o fim de janeiro, a prefeitura tem se mobilizado na implantação de ações de prevenção da doença como:
 
- Orientação aos trabalhadores do receptivo de navios de cruzeiro (2 de fevereiro);
 
- Treinamentos para os profissionais da Atenção Básica e Hospitalar a fim de orientá-los a efetuarem o diagnóstico precoce da doença, acompanhamento adequado dos pacientes, bem como, definição do fluxo de atendimento dentro de cada unidade de saúde e ainda a definição de salas para eventual isolamento dos casos;
 
- Orientação para recepção e equipe de limpeza da Prefeitura de Ilhabela, a respeito do coronavírus;
 
- Treinamento dos gestores das escolas, coordenadores da frota de veículo, supervisores de limpeza das unidades escolares e representantes de todos os setores da sede da Secretaria de Educação;
 
- Definição de estratégia em conjunto com a Secretaria de Educação para prevenir o contágio da doença dentro dos ônibus escolares;
 
- Treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da doença. Prevenção e acompanhamento dos casos;
 
- Instituição de grupo de trabalho para monitoramento diário da situação epidemiológica da doença, acompanhamento dos pacientes e proposição de medidas de prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica, médicos infectologistas, coordenadores da Atenção básica, coordenador do Hospital Mário Covas, Secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Saúde e gabinete da prefeita.
 
A prefeitura destacou que a situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada diariamente e, caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por