Polícia
08/05/2020 - 05h24

GCM de Guarujá capacita novos guardas até o fim do mês


Aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram na tragédia causada pela chuva no mês de março
 
A Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM) terá até o final do mês o reforço de 31 novos GCMs, alcançando um total de 339 agentes em seu efetivo. O curso de formação da 5ª turma será finalizado nesta semana. A formação tem duração de 90 dias e atende ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.
 
Em razão dos dois estados de calamidade instituídos no município, um em função das fortes chuvas de março e outro em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a matriz curricular foi adaptada.
 
"O período do curso coincidiu com dois eventos de grandes proporções, e a atuação dos alunos fortaleceu ainda mais a formação profissional, motivando inclusive o slogan dessa 5ª turma: forjados na calamidade e no caos", explicou o coordenador do Curso de Formação GCM Guarujá, Denis Campos.
 
Os aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram inicialmente em apoio à montagem e segurança do abrigo provisório na Escola Municipal Dirce Valério Gracia. O local acolheu as vítimas dos deslizamentos e enchentes. Fora isso, eles também apoiaram a Defesa Civil nas atividades de campo.
 
Logo após, cumpriram estágio nas barreiras sanitárias, segurança no abrigo provisório de quarentena, montado no Ginásio Tejereba, além de orientação e fiscalização aos munícipes quanto às restrições de acesso às praias.
 
As atividades acadêmicas foram retomadas com as adaptações necessárias para o enfrentamento a pandemia, como: aulas EAD (Ensino À Distância), atividades práticas em ambientes abertos e segmentação da turma para evitar aglomerações. As atividades seguem as recomendações das autoridades de saúde, guardando distância mínima recomendada, horários reduzidos, uso obrigatório de máscaras faciais, entre outras medidas.
 
O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senas) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os 31 aspirantes foram aprovados em concurso público de 2018.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por